Moradores da Regional III participam do início das obras da UPA

21 de setembro de 2010 - 17:09

A solenidade de assinatura da ordem de serviço, que marca o início das obras da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, contou com a participação de moradores da Secretaria Regional III. Assistiram atentos ao vídeo que mostra como vai ficar a nova unidade de saúde, na Rua Cardeal Arcoverde, bairro Henrique Jorge, onde  funcionava o Centro de Controle de Zoonoses. O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, reforçou as imagens dando informações sobre o perfil da UPA, destacando que “não é um posto de saúde nem um hospital, mas sim uma unidade intermediária com quatro médicos de plantão pela manhã, tarde e à noite, com assistência pediátrica, consultório odontológico para emergências”.

Com porte 2, na UPA da Regional III serão atendidos até 200 pacientes por dia. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, cuidam da pressão arterial, da febre, cortes, queimaduras e fazem ainda o primeiro atendimento em casos de infarto e AVC. Controlam o problema de saúde, detalham o diagnóstico e analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-los em observação por até 24 horas.

Agora, com a UPA da SER III, já são quatro unidades em construção na capital. Uma fica na  Regional II. A outra está sendo construída na Regional V. Na Regional VI, a UPA 24 horas de porte II, está com a obra quase pronta e deve ser inaugurada no próximo mês. As imagens da obra em conclusão também foram vistas pelos moradores da Regional III, que ficaram convencidos da rapidez da instalação da unidade, iniciada há menos de dois meses.

Até o fim deste mês de setembro, o secretário Arruda Bastos assina ordens de serviço para o início das obras de mais cinco UPAs 24 horas nos municípios do Eusébio, Aracoiaba, Horizonte, Canindé e Caucaia. Das oito UPAs 24 horas que estão em construção, a da Regional VI, em Fortaleza, fica com o prédio pronto esta semana e, nos próximos dias, será concluída a unidade de Maranguape. Já foram assinadas ordens de serviço e estão em obras outras seis UPAs na capital (Regional II e V),  Pentecoste, São Benedito, Crateús e Pecém.

As UPAs 24 horas vão oferecer serviço de raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Nas UPAs, a população pode resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.

As novas unidades de saúde são classificadas em três diferentes portes, de acordo com a população da região a ser coberta, a capacidade instalada – área física, número de leitos disponíveis, recursos humanos e a capacidade diária de realizar atendimentos médicos. As UPAs de porte I cobrem uma população de até 100 mil habitantes, contando com um pediatra e um clínico geral para realizar de 50 a 150 pacientes diariamente e equipada com 5 a 8 leitos. A cobertura das UPAs de porte II é de até 200 mil habitantes, com quatro médicos, 9 a 12 leitos e atendimento diário de até 300 pacientes. Nas de porte III, a cobertura é de até 300 mil habitantes, com 6 médicos, 13 a 20 leitos e até 450 atendimentos diários.

No Ceará, serão 32 UPAs. Desse total, 11 de 22 que começam a ser construídas este ano, ficam prontas até dezembro. O prazo de entrega de cada unidade é de 60 dias a 90 dias. O investimento em 22 iniciadas este ano é de R$ 77,9 milhões, sendo R$ 24.666,000 do Tesouro do Estado e o restante do Ministério da Saúde.

Calendário de ordens de serviço de UPAs 24 horas
UPA 24 horas
Porte
Data/hora
Eusébio 2 Rua Irmã Ambrosina, 367, com Rua Pioneiro, Centro

23/09 10h

Aracoiaba 1 Avenida da Independência com estrada Aracoiaba, Planalto Aracoiaba

24/09 10h

Horizonte 2 Rua Francisco Azevedo com Rua Ciro Bilhar, Centro

27/09 10h

Canindé 1 Rua Luciano Magalhães com Rua Pedro Moreira, Santa Luzia.

28/09 10h

Caucaia 3 Rua Tobias Barreto com Rua Pedro Gomes da Rocha, Centro.

29/09 10h