Prova para seleção de cinco policlínicas será domingo, 29

26 de agosto de 2010 - 17:08

A primeira etapa do processo seletivo para preenchimento de vagas para as policlínicas de Camocim, Campos Sales, Baturité, Russas e Tauá, construidas pela Secretaria da Saúde do Estado, será no próximo dia 29 de agosto, de 9 às 12 horas, com a realização de uma prova escrita de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório. Estão sendo oferecidas 258 vagas para profissionais de saúde de nível médio e superior, com salários que variam entre R$ 580,00 e R$ 3.500,00.

Veja os locais da prova escrita:

Baturité
Liceu de Baturité. Avenida Ouvidor Mor Vitorino Soares Barbosa, 194, bairro Sanharão.

Campos Sales
Escola Estadual de Educação Profissional Presidente Médici – Grupão.
Avenida Francisco Ademar de Andrade, 1210 Centro, Campos Sales – próximo ao Hospital Municipal de Campos Sales.

Camocim
Escola de Ensino Fundamental General Antonio da Silva Campos, Rua Siqueira Campos, 575, bairro Cruzeiro – próximo ao Ginásio Poliesportivo

Russas
Escola de Ensino Profissionalizante Walquer Cavalcante – antigo Liceu, Travessa Pedro Araújo, 175, bairro Ipiranga – em frente ao CVT.

Tauá
Prédio do Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública, Rua Abigail Cidrão, 30.

Promovido pelos Consórcios Públicos de Saúde das Microrregiões de Camocim, Tauá, Crato, Baturité e Russas e coordenado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (Esp-CE), o processo seletivo é para preencher o quadro de profissionais de saúde que irão atuar nas policlínicas de Camocim, Campos Sales, Baturité, Russas e Tauá. Serão selecionados profissionais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, técnicos em enfermagem, radiologia, em imobilizações ortopédicas, farmácia e laboratório.

Prova de títulos

A segunda fase – apenas classificatória – contará com prova de títulos. Nesta etapa, serão computados os pontos relativos à prova de títulos do candidato que tenha atingido o perfil mínimo de aprovação na prova objetiva, referente ao emprego e especialidade escolhida. Vale ressaltar que serão considerados aprovados na prova objetiva os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 50 pontos no conjunto das matérias.

No caso de empate na classificação dos candidatos, a organização da seleção usará como critério de desempate a prova de títulos (maior pontuação em experiência profissional na área de atuação), maior nota na prova de títulos, maior pontuação na disciplina conhecimentos específicos, maior idade e sorteio, respectivamente.

De acordo com os editais lançados, cada policlínica seleciona 60 profissionais, um total de 258 vagas, com 5% destinadas às pessoas com deficiência. Tauá é a exceção, que abriu 18 postos para preencher o total de vagas ainda em aberto de edital lançado anteriormente, em maio deste ano.

Mais acesso a exames na região

O governo do Estado, através da Secretaria da Saúde do Estado, está construindo 21 policlínicas regionais. Sete estão em fase de conclusão (Acaraú, Baturité, Camocim, Campos Sales, Pacajus, Russas, Tauá). Fazem parte do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência à Saúde do Estado do Ceará. O Programa inclui, além das policlínicas regionais, a construção do hospital Regional do Cariri, já em fase de acabamento, e o Hospital Regional Norte, e 16 Centros de Especialidades Odontológicas. No total, nas 39 novas unidades, um investimento de R$ 571,4 milhões em recursos do Tesouro do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Cinco Centros de Especialidades Odontológicas já foram inaugurados em Acaraú, Baturité, Juazeiro do Norte, Russas e Ubajara. Há 11 CEO em construção.

Nas novas policlínicas, a população do Interior terá acesso a exames e serviços que atualmente, na rede pública, são realizados somente na Capital. É o caso da tomografia computadorizada, serviço oferecido nas policlínicas tipo II, que tem 13 especialidades médicas. A previsão é de que em cada policlínica do tipo sejam realizadas 3.696 consultas mensais. Os ambulatórios especializados das policlínicas tipo 1 incluem oftalmologia, otorrino, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia. Haverá apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e assistência social. Os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico serão radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica.

As policlínicas tipo II estão sendo construídas nas microrregiões de maior densidade populacional e, além de todos os serviços das policlínicas tipo I, ofertarão ainda endocrinologia, angiologia e neurologia e, em destaque, os serviços de tomografia computadorizada, eletroencefalograma e endoscopia respiratória.