Controle social na saúde do trabalhador em debate

18 de agosto de 2010 - 14:50

Representantes de sete centrais sindicais conhecerão propostas para a política nacional de saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS) durante a discussão sobre as relações entre a ação sindical e o controle social do SUS que o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-CE) realiza nesta quinta-feira, 19 de agosto. O “Seminário Centrais Sindicais na Saúde do Trabalhador do SUS – avanços e desafios”, será realizado das 9 às 17 horas, no Magna Hotel, Avenida Historiador Raimundo Girão, 1002, Meireles.

A política nacional de saúde do trabalhador do Ministério da Saúde visa a redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde. As diretrizes compreendem a atenção integral à saúde, a articulação intra e intersetorial, a estruturação da rede de informações em saúde do trabalhador, o apoio aos estudos e pesquisas, a capacitação de recursos humanos e a participação da comunidade na gestão dessas ações.

A participação contínua da sociedade na gestão pública é um direito assegurado pela Constituição Federal, permitindo que os cidadãos não só participem da formulação das políticas públicas, mas, também, fiscalizem de forma permanente a aplicação dos recursos.