Seminário avalia qualidade das informações em saúde

10 de agosto de 2010 - 20:05

As 21 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) do Ceará apresentarão de 11 a 13 de agosto os Sistemas de Informações em Saúde (SIS) para identificar a qualidade das informações e elaborar proposta de avaliação da situação de saúde nas regionais. O Seminário de Avaliação dos Sistemas de Informação em Saúde será realizado pela Secretaria da Saúde do Estado de quarta a sexta-feira, no Hotel Mareiro, Rua Avenida Beira Mar, nº 2380, Meireles, das 8h30min às 17h30min.

Nos últimos quatro anos, o Núcleo de Informações e Análise em Saúde da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa tem realizado seminários com as CRES, com o objetivo de aprimorar os Sistemas de Informações em Saúde. No seminário deste ano, além das apresentações das CRES, terão continuidade as discussões sobre análises epidemiológicas, iniciadas no seminário de junho de 2009 sobre a elaboração de boletins epidemiológicos.

A Organização Mundial da Saúde define Sistema de Informação em Saúde como um mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar e avaliar os serviços da saúde. Um dos objetivos básicos do Sistema de Informação em Saúde na concepção do SUS é possibilitar a análise da situação de saúde no nível local, considerando as condições de vida da população. As informações registradas nos SIS, tanto no âmbito das ações individuais como coletivas, são fundamentais para o profissional que gerou o registro, para a chefia da Unidade de Saúde e para os gestores nos diferentes níveis de decisão (municipal, estadual e federal).