3.880 bebês nascidos do Hospital César Cals já saíram com registro

6 de agosto de 2010 - 15:21

No dia 7 de agosto de 2008 foi registrado o primeiro bebê no Hospital Geral Dr. César Cals. Dois anos depois, o Posto Avançado de Registro Civil do Hospital comemora a marca de 3880 crianças registradas, que já saíram do hospital com a certidão de nascimento. Desde a entrada das gestantes até após o parto, os profissionais do serviço social do hospital fazem uma abordagem e conversam sobre a importância do registro de nascimento. Sara Frota Marcelo, assistente social, diz que atualmente o serviço está cada vez melhor, com uma demanda espontânea, pois os pais já buscam o serviço naturalmente.

Jamilly Chaves Ferreira chegou ao César Cals no dia 4 de julho e deu a luz à Ana Júlia Ferreira Mendonça no dia 13. Mesmo estando com a filha na UTI neonatal, ela não perdeu tempo e jfoi ao posto do hospital para providenciar o registro. Para Jamilly chaves, a iniciativa do cartório no próprio hospital facilita a vida dos pais, em especial a da mãe, que já sai da maternidade com o registro. No Hospital César Cals, os bebês nascidos já saem do hospital com todos os exames feitos, vacinados e com as consultas de retorno marcadas. Além disso,  levam para casa o primeiro documento, o registro civil.

O Posto Avançado de Registro Civil do HGCC foi  o primeiro a ser implantado num hospital público em todo Ceará. Atualmente, a média mensal de nascimentos no Hospital César Cals é de 400 crianças. O posto funciona de segunda a sexta, de 16h às 18h, e aos sábados, de 13h às 18h.