Encontros marcam Semana do Aleitamento Materno

27 de julho de 2010 - 14:29

A Secretaria da Saúde do Estado realizará no dia 6 de agosto o VIII Encontro Estadual de Hospitais Amigo da Criança e o II Encontro Estadual de Aleitamento Materno, como parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2010, de 1º a 8 de agosto. Os dois eventos reunirão representantes das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), dos Hospitais Amigos da Criança, além de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), das 8h30min às 17 horas, no Hotel Mareiro, na Avenida Beira Mar, 2380, Meireles.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada em 1992 e objetiva o incentivo do desenvolvimento de campanhas e projetos sobre o aleitamento em diferentes comunidades do mundo, além da criação de uma consciência a nível planetário sobre a importância da amamentação. Para este ano, o tema é “Amamentação: apenas 10 passos”, referência aos critérios da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (HIAC), que compreendem a adesão aos “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno” e ao Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno pelas maternidades certificadas.

Os dez passos são recomendações que favorecem a amamentação a partir de práticas e orientações no período pré-natal, no atendimento à mãe e ao recém-nascido ao longo do trabalho de parto e parto, durante a internação após o parto e nascimento e no retorno ao domicílio, com apoio da comunidade. Estudos realizados em diferentes países, incluindo o Brasil, concluem que a IHAC é uma estratégia efetiva para o incremento da prevalência e da duração da amamentação exclusiva e total.

O aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos no mundo. Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos ou outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida – nos países em desenvolvimento. De acordo com o Unicef, no Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 65,6% ocorrem no período neonatal e 49,4% na primeira semana de vida.

O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mães. Auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. A amamentação fortalece ainda o vínculo afetivo entre mãe e filho.

O leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras e vitaminas que o bebê necessita para ser saudável e protege ainda de doenças como otites, alergias, vômitos, diarréia, pneumonias, bronquiolites e meningites. Melhora ainda o desenvolvimento mental do bebê, da formação da boca e do alinhamento dos dentes, além de ser mais facilmente digerido do que o leite em pó.

Veja a programação abaixo:

VIII Encontro Estadual da Iniciativa Hospital Amigo da Criança
II Encontro Estadual de Aleitamento Materno
“Amamenta Ceará: uma rede amiga da criança”
 
 
Data: 6 de agosto
Local: Mareiro Hotel, Avenida Beira Mar, 2380, Praia de Iracema, Fortaleza.

PROGRAMAÇÃO

8h – Acolhimento e entrega do material
Diva de Lourdes Azevedo Fernandes
Responsável pela equipe GT Criança/Copas/Sesa

8h30min – Abertura
Raimundo José Arruda Bastos
Secretário da Saúde do Estado

Representantes do Ministério da Saúde, GT Criança, Corpo de Bombeiros,Correios, IHAC, Banco de Leite Humano, Atenção Básica e Convênios

9h30min – Política de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde
Elsa Regina Justo Giugliani
Coordenadora Nacional da Saúde da Criança e Aleitamento Materno/MS

10h – Pesquisa sobre aleitamento materno da pessoa com deficiência
Márcia Machado
Maternidade Escola Assis Chateaubriand-UFC

10h20min – Apresentação sobre o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno “Amamenta Ceará: uma rede amiga da criança”
Rejane de Brito Santana Machado
Coordenadora do Banco de Leite Humano – Hospital Geral César Cals

10h40min – Reavaliação do perfil dos hospitais Amigo da Criança no Ceará
Metilde Ferreira Carvalho
Técnica do GT Criança/Copas/Sesa

11h – Ato de apoio à Política de Aleitamento Materno e ao Tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno “Amamenta Ceará: uma rede amiga da criança”
Dinâmica

12h – Almoço

13h30min – Sensibilização sobre a Rede Amamenta Brasil e Rede Amamenta Ceará
Vivência de uma oficina de trabalho em aleitamento materno na UBS

16h30min às 17h – Plenária e encerramento