Diabéticos e hipertensos ganham arena da educação no CIDH

26 de julho de 2010 - 16:23

Além dos novos consultórios odontológicos, ambulatório de pé diabético, centro de esterilização, dentro de nutrição, sala de coleta de exames, espaço amplo para dispensação de medicamentos, os 250 pacientes que diariamente são atendidos no Centro Integrado de  Diabetes e Hipertensão (CIDH) passaram a ter uma arena. É a “Arena da educação”, um espaço planejado e decorado para as rodas de conversa entre profissionais e pacientes, que orientam sobre alimentação saudável, a importância dos exercícios físicos, os cuidados com a saúde bucal. A nova unidade do CIDH, que integra esses novos ambientes, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 26, um investimento de R$680 mil, recursos do Governo do Estado.

O Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, falou da importância do CIDH na vida dos pacientes e como referência na formação de profissionais: “o centro, pela sua excelência na prevenção e tratamento ao diabetes, é uma escola para profissionais da atenção básica de todo o Estado”. Ele informou que na capital todas as unidades de saúde da rede estadual foram ampliadas e reformadas. Começou pelas unidades que ficam vizinhas ao CIDH, no bairro Dionísio Torres, lembrando dos novos laboratórios de biologia molecular e do laboratório da raiva construídos no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará (Lacen) e da ampliação e reforma do Instituto de Prevenção do Câncer (IPA), com novos centros cirúrgico e de mamografia.

Arruda Bastos falou dos seis Centros de Especialidades Odontológicas regionais construídos pelo Governo do Estado e já em funcionamento em Ubajara, Baturité, Juazeiro do Norte, Acaraú, Crato, Russas. Em construção, destacou as 21 policlínicas regionais, com sete prontas para serem inauguradas em Baturité, Camocim, Tauá, Campos Sales, Pacajus, Russas, Acaraú, e os dois hospitais regionais, um em Juazeiro do Norte, que tem 209 leitos e deve ficar pronto no próximo mês, e o outro em Sobral para atender toda a população da região norte, com 269 leitos.

Para a diretora do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão, Adriana Forti, as novas instalações do Centro representam humanização: “vamos acolher ainda melhor os 250 que chegam aqui por dia e os 240 mil cadastrados”. No Ceará, a estimativa é de que há 380 mil pessoas portadoras de diabetes. Cerca de 56% da população diabética não sabem que têm a doença e também porque 40% dos diabéticos não conseguem realizar o controle adequado da enfermidade. Já a hipertensão arterial acomete 935 mil pessoas com mais de 30 anos de idade no Estado. A doença é o principal fator de risco para o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e está associada a enfermidades como diabetes e às complicações renais.