Fiocruz e Sesa iniciam Especialização em Entomologia Médica

14 de julho de 2010 - 17:45

Começa segunda-feira, 19 de julho, o curso de Especialização em Entomologia Médica, realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado. A aula inaugural da nova turma do curso será às 8h30min, no auditório Waldir Arcoverde da Sesa na Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. Vinte profissionais selecionados farão o curso, que terá carga horária de 510 horas e será composto de sete módulos, ministrados por professores da Fiocruz.

Realizado sob forma de aulas práticas e teóricas, o curso inclui, ainda, discussão de temas especiais, seminários e trabalhos de campo. As disciplinas são distribuídas nos módulos: Entomologia – Entomologia Geral, Entomologia Médica, Introdução à Ecologia de Insetos e Controle de Vetores e Pragas de Importância em Saúde Pública; Acarologia – Acarologia em Saúde Pública e Metodologia de Pesquisa.

A Entomologia Médica é o estudo dos insetos, e outros artrópodes, vetores de agentes causadores de doenças para a espécie humana, como vermes, protozoários, bactérias e vírus. Um exemplo é o Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue.