Seminário orienta idosos e técnicos sobre riscos e cuidados com quedas

17 de junho de 2010 - 16:19

 

A Secretaria da Saúde do Estado realiza no dia 22 deste mês, próxima terça-feira, o II seminário de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, a partir das 8 horas, na Pousada dos Capuchinhos, em Guaramiranga. Objetivo: reforçar as ações de proteção ao idoso, com ênfase na prevenção de quedas. Um grupo 400 idosos será orientado sobre o que é certo e o que é errado para reduzir riscos de quedas dentro de casa e na rua – ver folderes em anexo.

A presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Ceará, Túlia Garcia, abre o seminário com a palestra “Mitos e Preconceitos”, relacionada ao trato dispensado ao idoso. Em seguida, a promotora Antônia Lima Sousa ministra a palestra “Violência contra a pessoa idosa: aspectos políticos”, seguida de debate com os participantes.

Para reforçar a atenção aos cuidados com os idosos, a Secretaria da Saúde está lançando dois panfletos em que informa como prevenir quedas. Esse tipo de acidente, que vitima até 60% dos idosos uma vez por ano, é considerado marcador de fragilidade, morte, institucionalização e declínio da saúde de idosos. Como conseqüência, 5% de todas as quedas levam a fratura, trauma psicológico, lesões físicas, internações hospitalares, incapacidade física, diminuição da qualidade de vida e morte.

No Ceará existem 881 mil idosos, segundo o IBGE, o que representa 10,5% da população. No âmbito do SUS, a Política de Atenção ao Idoso busca garantir atenção integral à Saúde da população idosa, enfatizando o envelhecimento saudável e ativo e fortalecendo o protagonismo das pessoas idosas. São diretrizes para a atenção integral à saúde do idoso a promoção do envelhecimento ativo e saudável; a manutenção e reabilitação da capacidade funcional; e o apoio ao desenvolvimento de cuidados informais.

Entre as ações de atenção ao idoso, a Secretaria da Saúde realizou no ano passado 14 oficinas de atenção à saúde do idoso. Nas oficinas, profissionais de saúde da atenção básica são capacitados em osteoporose, demência, prevenção de quedas e maus tratos. A Secretaria da Saúde do Estado está articulando com a Universidade Federal do Ceará a criação e implantação de um centro de referência de atenção à pessoa idosa, com foco na formação de recursos humanos e a assistência à saúde do idoso.

ANEXOS

Folder “Prevenir quedas é cuidar do idoso, promover paz, saúde e qualidade de vida”

– versão para profissionais de saúde

– versão para idosos