Ceará tem primeiro banco público de cordão umbilical do Norte e Nordeste

4 de junho de 2010 - 20:10

 
O presidente Luís Inácio Lula da Silva inaugura na próxima terça-feira, 8 de junho, o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário da rede pública do Ceará. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o governador do Estado, Cid Gomes, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, o presidente da Rede BrasilCord, Luís Fernando Bouzas,  e a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, participam da inauguração da unidade, a primeira do Norte e Nordeste, marcada para as 17h30min, na sede do Hemoce, Avenida José Bastos, 3390, Fortaleza.

Após a inauguração, o banco público de cordão umbilical e placentário do Ceará funciona em fase de testes, que os médicos e especialistas classificam de fase de validação. As obras da nova unidade começaram em julho de 2009. A inauguração das instalações físicas, uma exigência do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), foi em março deste ano. O banco de cordão umbilical e placentário faz parte de um projeto maior da Rede BrasilCord, do Ministério da Saúde, que está formando em todo o país um conjunto de bancos de sangue de cordão umbilical e placentário interligados para atender a demanda de transplantes e pesquisa de células embrionárias.
 
Através do convênio assinado com o BNDES em 2008, a Rede BrasilCord recebeu um investimento de R$ 31,5 milhões do Fundo Social do BNDES para a construção de unidades no Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal. Hoje, o sistema tem quatro bancos instalados, no Rio de Janeiro, em São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto. A meta é armazenar cerca de 50 mil cordões umbilicais nos 13 bancos que passarão a formar a rede, número considerado ideal pelo Ministério da Saúde, junto com o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), suprir a demanda de transplantes no Brasil. Além da construção dos novos bancos de cordão, os recursos do BNDES serão utilizados na compra de equipamentos das unidades já em funcionamento e treinamento de pessoal. No Ceará, os investimentos somam R$ 4 milhões.