Eleita a nova mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde

31 de maio de 2010 - 03:00

O Conselho Estadual de Saúde (Cesau) está com nova mesa diretora. A eleição ocorreu na manhã desta segunda-feira, 31 de maio. Por unanimidade, 21 conselheiros votantes elegeram o presidente Joaquim José Gomes Nunes Neto, o vice-presidente José Teles dos Santos, a secretária geral Lucinéa Oliveira Pires de Freitas, e o secretário adjunto José Luiz Rocha da Mota. O Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, já deu posse à nova mesa diretora, com mandato até 2012.

Na proposta de plano de gestão e trabalho apresentada aos conselheiros, estão alistadas 18 pontos. Uma das principais propostas é a garantia de política estadual de educação permanente em saúde voltada para ao aprimoramento dos diversos segmentos que compõem os conselhos de saúde.

Outra proposta destacado no plano é a democratização na definição das matérias que serão lançadas para discussão nas plenárias do colegiado. Para aproximar ainda mais o Cesau dos conselheiros municipais, a nova mesa diretora propõe a elaboração de um calendário de reuniões itinerantes. Destaque ainda para a proposta de apresentação de prestação de contas semestrais das ações e atividades do Cesau.

O Conselho Estadual de Saúde – CESAU, criado pelo art. 3º, inciso VII, da Lei Estadual n º 5.427, de 27 de junho de 1961, consolidado pela Resolução 07/89 da Comissão Interinstitucional de Saúde, de 1º de março de 1989 e pelo Decreto nº 22.710, de 16 de agosto de 1993, redefinido pela Lei nº 12.787, de 29 de dezembro de 1998, é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, integrante da estrutura organizacional da Secretaria da Saúde do Estado – SESA, com jurisdição em todo o território do Estado do Ceará e participação na formulação de estratégias e no controle da execução da política estadual de saúde

O pertil da nova Mesa Diretora

:: Joaquim José Gomes Nunes Neto, presidente – representante dos Conselheiros Municipais de Saúde de Fortaleza

:: José Teles dos Santos
, vice-presidente – representante do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Ceará.

:: Lucinéa Oliveira Pires de Freitas, secretária geral – representante das Associações Beneficentes de Idosos e Aposentados da Saúde e Previdência no Ceará.

:: José Luiz Rocha da Mota, secretário adjunto – representante da Federação das Misericórdias do Ceará.