Secretário destaca importância da parceria na redução de filas

3 de maio de 2010 - 18:58


“Reduzir filas, provocadas por longos anos de desequilíbriro entre a oferta menor do que a capacidade de atendimento, fica menos difícil com a parceria e a intersetorialidade”, afirmou o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, no lançamento do mutirão  “A justiça se preocupa com você – diga sim à conciliação”, hoje, 3, pela manhã no Fórum Clóvis Beviláqua. De três ações do mutirão –  investigação de paternidade, interdição e multas de trânsito a Secretaria da Saúde do Estado participa de duas. A exceção são as multas de trânsito.

Em três tendas montadas dentro do fórum, a Sesa, através do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) realiza até o dia 7, sexta-feira, 1.400 exames de DNA para acabar com a angústia das famílias de não terem acesso ao exame e assim ao reconhecimento de paternidade. Na ação relacionada a interdição, entre os dias 24 e 28 deste mês, a Sesa disponibilizará 15 médicos para realizar, na própria audiência, a perícia da interdição.

Arruda Bastos lembrou que no Ceará havia mais de três mil famílias esperando por exame de DNA há 10 anos, nove anos, mas que desde 2008 esse drama acabou, com a Secretaria da Saúde do Estado investindo R$1 milhão na aquisição de um sequenciador de DNA e em obras no Lacen. O laboratório tem capacidade para realizar 400 exames por mês. Antes desses investimentos, no Ceará só eram feitos apenas 55 exames por mês via um convênio entre a Sesa e o laboratório da Faculdade de Farmácia da UFC. O resultado era uma longa fila. “O momento agora é outro. O acesso rápido aos exames de DNA desmacarou aqueles que queriam negar a paternidade, o direito da criança de ter pai na certidão de nascimento”, disse o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, Francisco Martins Câmara.

>Clique aqui e veja as fotos