Cid Gomes inaugura CRES de Itapipoca e inicia construção de CEO e policlínica

29 de março de 2010 - 19:12

O governador Cid Gomes e o Secretário da Saúde, João Ananias, assinam ordens de serviço para o início das obras da policlínica e do Centro de Especialidades Odontológicas da microrregião de saúde de Itapipoca. A assinatura ocorrerá durante a inauguração da nova sede da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), às 19 horas desta quarta-feira, 31 de março, na Rua Esaú Alves, s/n, em Itapipoca. Atualmente funcionando em três prédios, a 6ª CRES, concentrará todos os serviços e atividades na área construída de 693 metros quadrados da nova sede, que recebeu um investimento de R$ 868.475,52, recursos do Tesouro do Estado.

A policlínica e o CEO de Itapipoca atenderão a população de 265 mil habitantes dos municípios de Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama. Somente na construção da policlínica de Itapipoca o investimento é de R$ 3.292.718,85. Na aquisição de equipamentos, serão investidos mais R$ 3.111.000,00. Tudo com recursos do Tesouro do Estado. Já o CEO será construído com recursos do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no total de R$ 1.048.890,13 para as obras e R$ 1.100.000,00 para os equipamentos.

A policlínica de Itapipoca atenderá em 10 especialidades: oftalmologia, otorrino, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia e traumato-ortopedia, com apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e ouvidoria. Os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico serão radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica.
Com 11 consultórios, o CEO de Itapipoca oferece serviços de endodontia, ortodontia, periodontia, cirurgia buco maxilo facial e prótese, além de atender pacientes portadores de necessidades especiais. Está previsto ainda um serviço de radiologia odontológica e laboratório de prótese.

As policlínicas e os CEOs são unidades regionais do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará. Do total de 39 obras do programa, sendo 21 policlínicas, 16 CEOs e 2 hospitais regionais), cinco CEOs foram concluídos em Ubajara, Juazeiro do Norte, Baturité, Acaraú e Russas e três estão em construção. Já existem policlínicas regionais sendo construídas em Acaraú, Aracati, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Canindé, Icó, Itapipoca, Pacajus, Russas, Tauá. Como unidades regionais, nas policlínicas está garantida assistência aos moradores de todos os municípios que integram as microrregiões. O Hospital Regional do Cariri, com 209 leitos, ficará pronto no meio deste ano. Em Sobral, o Hospital Regional Norte será o maior de todas as cidades do interior do Nordeste, com 269 leitos.