Com Hospital Regional Norte, pacientes não precisam vir à capital

26 de fevereiro de 2010 - 16:56

O maior hospital do Interior do Nordeste começa a se tornar realidade. A ordem para o início das obras de construção foi assinada na noite desta quinta-feira (25), pelo governador Cid Gomes, em Sobral, na Região Norte do Estado, município que sediará a unidade. De acordo com o governador, a unidade será um hospital de referência, evitando que os pacientes da região sejam transferidos para Fortaleza. “Esse hospital irá suprir uma lacuna da falta de complexidade no atendimento médico-hospitalar no Norte do Estado. Ele beneficiará 43 municípios”, assegura Cid ao reconhecer que são as pessoas mais carentes que precisam dos serviços públicos: “Nosso compromisso é com a população mais pobre pois é ela que usufrui dos serviços  públicos”. Para acelerar a construção, as obras acontecerão em dois turnos.

Ainda conforme Cid Gomes, o Hospital Regional Norte vai oferecer um Centro de Saúde da Mulher. Serão 12 leitos para parto normal, 10 leitos para partos cirúrgicos, nove mães-canguru e um leito de isolamento. Conforme a apresentação da maquete eletrônica, outro importante serviço  que o HRN vai oferecer à população da região será a neurologia. São 29 leitos definidos exclusivamente para a neurologia, com a garantia de acesso aos exames, como tomografia computadorizada, eletroencefalograma e ressonância magnética. Com o novo hospital, a região Norte passará a ter leitos de UTI neo-natal. No total, 10 leitos de UTI para recém-nascidos, assegurando assistência na própria região, sem necessidade de deslocamento para a capital, e assim reduzir a mortalidade infantil. A pediatria terá 10 leitos de UTI e ainda haverá 20 leitos de UTI para adultos e 30 unidades semi-intensivas.

Uma das maiores dificuldades da região é transferir um paciente para a Capital. Os problemas do deslocamento e a urgência de alguns casos são os maiores problemas, segundo o secretário da Saúde, João Ananias. “Com a construção desse hospital acaba a transferência de pacientes e melhora a qualidade de atendimento à saúde da população do Norte cearense”. Ainda de acordo com Ananias, a maior distância que uma ambulância terá que percorrer na região é de aproximadamente 150 km.

Investimentos

O investimento para a construção do HRN é de R$ 133.516.382,82. Desse total, 33% são recursos do Tesouro do Estado e 67% oriundos de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na aquisição de equipamentos, o Governo do Estado, com recursos próprios, investirá mais R$ 60 milhões.

Especialidades – Cirurgia geral; Cirurgia plástica; Cirurgia buco-maxilo-facial; – Clínica geral; Cirurgia torácica; Cardiologia; Ceurologia; Traumato; ortopedia;- Proctologia; Gastroenterologia; Urologia; Endoscopia; Angiologia e cirurgia vascular. Serviços de apoio: Enfermagem; Fisioterapia; Psicologia; Nutrição;  Serviço social/ouvidoria; Farmácia. Apoio diagnóstico e terapêutico:  Anatomopatologia e citopatologia; Eletrocardiograma; Litotripsia; Agência transfusional; Eletroencefalograma; Ecocardiografia; Laboratório de analise;  clínicas/patologia clínica; Radiologia convencional; Endoscopia; Tomografia computadorizada; Ultra-sonografia com dopplermetria; Mamografia; Ressonância magnética. Centro de Saúde da Mulher: 12 leitos parto normal; 10 leitos de parto cirúrgico; 9 mães-canguru e 1 isolamento.

Para testemunhar a autorização para o início das obras, participaram da solenidade os deputados federais Ciro Gomes, Eunício Oliveira e Padre José Linhares, o senador Inácio Arruda, os deputados estaduais Domingos Filho, Nelson Martins, José Albuquerque,Roberto Cláudio,  Teodoro Soares, Sérgio Aguiar, Rogério Aguiar, Welington Landim, Tomás Filho, Edísio Pacheco. Ops secretários da Chefeia do gabinete do Governador, Ivo Gomes; da Casa Civil, Arialdo Pinho; da Infraestrutura, Adail Fontenele; e do superintendente do DER, Quintino Vieira, além de prefeitos de vários municípios da Região.