João Ananias fala no “Café com Debate” sobre o SUS no Ceará

25 de fevereiro de 2010 - 13:22

“SUS no Ceará” é o tema da edição desta sexta-feira, dia 26, do Café com Debate, a ser apresentado pelo secretário da Saúde do Estado, João Ananias. O evento é uma iniciativa da Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag, em parceria com Conselho Regional de Economia (Corecon) e tem como objetivo debater temas voltados para o desenvolvimento do Estado. O Café com Debate acontecerá no auditório da Seplag, no Centro Administrativo do Cambeba, a partir das 8h30min, com a presença de secretários, dirigentes de hospitais e unidades de saúde, e servidores. Será aberto pela secretária da Seplag, Desirée Mota, e terá como debatedor o presidente do Conselho dos Secretários e Secretarias Municipais de Saúde, José Policarpo de Araújo Barbosa.

João Ananias falará sobre as conquistas do SUS nos últimos três anos, com aumento do acesso aos serviços de saúde a partir da construção de novas unidades na capital e no Interior e a inclusão de serviços que até então não eram realizados no Ceará. Ele vai lembrar que os cearenses passaram a ter a maior rede de assistência ao AVC do país, com a construção de 86 leitos (66 no Waldemar de Alcântara e 20 no HGF). Outra novidade é o fim da fila de espera por exames de DNA. O Lacen, laboratório da rede estadual, acabou com a angústia de quatro mil famílias que não tinham comprovação de paternidade e, assim, não podiam solicitar pensão para os filhos. O Lacen tem capacidade para realizar até 400 exames por mês. O Secretário destacará as dificuldades de financiamento do SUS.

Lançado no final de 2008, o Café com Debate teve treze edições no ano de 2009, com a participação de destacados nomes do setor público federal, estadual e municipal e da academia. A programação temática inclui questões como Trabalho e empreendedorismo, Crise Econômica Mundial, Desenvolvimento Territorial, Perfil Socioeconômico da Mulher Cearense, Modelo de Gestão por Resultados, Ceará em Números, Gestão Pública e Efeitos da Crise no Ceará. Foram debatidos também Inclusão da Juventude no Mercado de Trabalho, Copa 2014 – Fortaleza, Segurança em TIC, Mercado de Capitais, Política e Gestão do Meio Ambiente, Poluição Visual, Inteligência Emocional e Novo Modelo de Gestão.