Sesa prepara os 184 municípios para a vacinação contra a gripe A

12 de fevereiro de 2010 - 03:00

Dia 5, próxima sexta-feira, a Secretaria da Saúde do Estado reúne secretários de saúde e coordenadores de imunização dos 184 municípios cearenses, no “Simpósio cearense sobre a vacina contra o vírus H1N1”, que será realizado no hotel Mareiro, Avenida Beira-Mar, 2380. O objetivo é bem definido: informar e preparar os municípios para a vacinação contra a gripe A.

A vacinação está prevista para começar no mês de março em todo o País. O Ceará receberá do Ministério da Saúde 3 milhões e 160 mil doses da vacina. Em ordem de prioridade, segundo definição do Ministério da Saúde, serão vacinados trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, gestantes, população indígena, crianças saudáveis maiores de 6 meses até dois anos de vida incompletos e adultos  saudáveis dos 20 a 29 anos completos.

O simpósio, que começará às 8 horas, só terminará às 17 horas. O coordenador geral de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber Oliveira, fará a primeira palestra, às 8 horas, com o tema “Panorama da pandemia no mundo e no Brasil”. No Ceará este ano, de acordo com o último boletim divulgado pela Sesa, 12 de fereiro há 15 casos confirmados da gripe A no Estado e 3 óbitos. No ano passado, foram confirmados 112 casos e três óbitos.
                 

VEJA A PROGRAMAÇÃO DO SIMPÓSIO:

Manhã
8h às 12h

Abertura

Panorama da pandemia no mundo e no Brasil

Wanderson Kleber Oliveira
Coordenador Geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

Vigilância epidemiológica da Influenza A(H1N1) no Estado do Ceará

Dina Cortez Feitosa Vilar
Supervisora do Núcleo de Epidemiologia da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde/Sesa

intervalo
12h às 13h

Almoço

tarde
14h às 17h

A vacina contra o vírus H1N1

Helena Keico Sato
Coordenadora de Imunização do Estado de São Paulo

Estratégias de vacinação no país

Carmem Lúcia Osterno
Coordenadora Nacional de Imunização do Ministério da Saúde

>> Nota técnica da Influenza A (H1N1) (05.02.2010)

>> Nota Técnica do Ministério da Saúde: Estratégia de Vacinação contra o Vírus de Influenza A (H1N1) 2009 Pandêmica e sazonal.