Voluntários começam a atender haitianos hoje dentro do navio

4 de fevereiro de 2010 - 13:47

O médico cearense Frederico Arnaud, voluntário integrante da missão de ajuda às vítimas do terremoto no Haiti, já está em terras caribenhas. Na madrugada desta quinta-feira, 4, fez o primeiro contato com o Ceará. Por telefone, comunicou ao coordenador do Comitê Cearense de Solidariedade ao Povo do Ceará e secretário executivo da Sesa, Arruda Bastos, que o atendimento às vítimas, dentro do próprio navio Cavour, começam hoje. Ele e mais quatro médicos gaúchos deixaram Fortaleza no último dia 28, no navio italiano Conde de Cavour, numa missão humanitária, que no total é formada por 74 brasileiros voluntários. O navio possui um hospital emergencial, com dois centros cirúrgicos e 35 leitos, sendo oito de UTI, e dispõe de equipamentos modernos, como tomógrafo computadorizado. O trabalho é coordenado pela Marinha do Brasil e a Marinha da Itália.

Frederico Arnaud é supervisor do Núcleo de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde do Estado e integrante do Comitê Cearense de Solidariedade ao Povo do Haiti, criado pela Sesa logo após a tragédia do terremoto do dia 12 de janeiro deste ano. “Como médico emergencista e anestesista, temos certeza que vamos contribuir para melhorar a saúde dos haitianos, que tentam sobreviver depois do terremoto”, afirmou. Ele e o grupo de voluntários ficarão 30 dias assistindo o povo do Haiti.

Além de mobilizar profissionais voluntários, o Comitê Cearense de Solidariedade ao Povo do Haiti está arrecadando medicamentos. Centenas de caixas de analgésicos, anti-inflamatórios, antidepressivos e mais 140 itens de remédios estão armazenados na Central de Medicamentos da Sesa. Para que os medicamentos sejam enviados ao Haiti, o Comitê está mantendo contato com o Ministério da Saúde. É o Ministério que coordena todas as ações de saúde.