Médico voluntário do Ceará ficará 30 dias em missão de ajuda ao Haiti

28 de janeiro de 2010 - 17:51

No dia 1º de fevereiro, próxima segunda-feira, o médico cearense Frederico Arnaud já estará na costa caribenha em missão de ajuda às vítimas do terremoto de 12 de janeiro deste ano. Ele e mais quatro médicos gaúchos integram o grupo de brasileiros voluntários que sai de Fortaleza hoje, 28, às 16 horas, no navio italiano Conde de Cavour. A missão humanitária tem, no total, 74 brasileiros voluntários. Além dos médicos e de seis enfermeiros civis, há 63 militares. Ficarão 30 dias assistindo o povo sofrido do Haiti. O navio possui um hospital emergencial, com dois centros cirúrgicos e 35 leitos, sendo oito de UTI. Dispõe de equipamentos modernos, como tomógrafo computadorizado. Todo o trabalho é coordenado pela Marinha do Brasil e a Marinha da Itália.    

Animado com a missão de ajudar a salvar vidas, Frederico Arnaud afirmou, já a bordo do porta-aviões, atracado na manhã desta quinta-feira no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, que “esta é a viagem mais importante da minha vida como cidadão e médico”. Para ele, “uma ação humanitária promove retornos imensuráveis para quem recebe e principalmente para quem faz”. Frederico Arnaud é supervisor do Núcleo de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde do Estado e integrante do Comitê Cearense de Solidariedade ao Povo do Haiti.

Segundo o coordenador do Comitê e secretário executivo da Sesa, Arruda Bastos, que esteve com os voluntários e conheceu o Cavour, a participação do Ceará na missão “consolida a força de mobilização do nosso Estado, a força do voluntariado e da solidariedade do povo cearense”. Segundo Arruda Bastos, há 446 profissionais cadastrados no site da Sesa (www.saude.ce.gov.br/voluntario) para serem voluntários em missões aos haitianos. Isso até às 14 horas do dia 28 de janeiro. Caso a coordenação nacional de urgência e emergência do Ministério da Saúde faça a convocação de mais voluntários, o Comitê tem um banco com profissionais de diferentes áreas, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, odontólogos.      

Clique para ampliar.


 

 Fotos: Ruy Norões