Ceará faz o maior levantamento sobre qualificação de profissionais do PSF

22 de janeiro de 2010 - 17:19

A Secretaria da Saúde do Estado realizará o mais completo levantamento sobre as qualificações profissionais dos médicos, enfermeiros e dentistas que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) no Ceará. Todos os profissionais do PSF irão preencher questionários individuais para a formação de um banco de dados que permitirá o desenho do perfil de necessidades de formação, a partir do qual serão definidas prioridades, cursos e treinamentos a serem ofertados e número de vagas necessárias na Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). No levantamento, serão consultados aproximadamente 6.970 profissionais de 2.133 equipes de saúde da família cadastradas, das quais 1.736 implantadas, e 2.133 equipes de saúde bucal.

Para preparar a consulta, a Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (CGTES) realizará na segunda-feira, 25 de janeiro, a Oficina de Levantamento das Necessidades de Formação em Saúde na Atenção Básica, das 9 horas às 16h30min, no Hotel Mareiro, na Avenida Beira-Mar, 2380, Meireles. A Oficina vai reunir todos os coordenadores da atenção básica dos municípios cearenses para a apresentação da Política de Educação Permanente do Estado do Ceará, do Planejamento de Formação do Estado elaborado pela Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES), além dos instrumentos que serão utilizados na consulta aos profissionais do PSF.

O encontro contará com a participação do coordenador da Rede Universidade Aberta do SUS, Vinícius de Araújo Oliveira, que vai apresentar o planejamento da UNA-SUS para 2010. A UNA-SUS foi lançada em 2008 com a meta de qualificar, até 2011, 52 mil especialistas em saúde da família e oferecer capacitação gerencial a outros 100 mil em todo o Brasil. Estratégia proposta pelo Ministério da Saúde, em cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS-OMS), a UNA-SUS agrega o trabalho de instituições acadêmicas com os serviços de saúde para responder à necessidade de formação dos profissionais do SUS.