Ceará tem o primeiro óbito confirmado de Influenza A

18 de janeiro de 2010 - 20:37

No Nordeste há 29 mortes confirmadas de Influenza A (H1N1). No Ceará, ainda não havia sido confirmado nenhum óbito desde que a doença foi declarada uma emergência de saúde pública mundial, em abril de 2009. Mas nesta segunda-feira, 18, a Secretaria da Saúde do Estado recebeu do laboratório Evandro Chagas, em Belém (PA), a confirmação do primeiro óbito pelo vírus H1N1.  Uma mulher de 29 anos de idade, residente em Fortaleza, morreu no dia 8 deste mês. Ela apresentava os principais sintomas da doença: dificuldades respiratórias, tosse, febre.

Além do óbito da mulher de 29 anos de idade, em 2010 não há nenhum caso  confirmado da doença no Estado. Em 2009, foram confirmados 106 casos. Ninguém morreu. Desse total, 96 dos doentes morram na capital, 4 em Quixadá e 6 estiveram em outros estados ou  países.

Este ano a Sesa reforça capacitações e treinamentos dos profissionais de saúde com o objetivo de prevenir e controlar a doença. Nos dias 28 e 29 de janeiro já será realizado o “Seminário de prevenção para o enfrentamento da Influenza A (H1N1)”, no hotel Mareiro, Avenida Beira-Mar, 2380, Praia de Iracema, das 8 às 17 horas. Serão atualizados os coordenadores e técnicos de epidemiologia das Coordenadorias Regionais de Saúde, que atuam em todo o Interior do Estado.

No dia 5 de fevereiro será vez dos secretários municipais de saúde, dos responsáveis pela vacinação nos municípios e coordenadores regionais de saúde ficarem mais preparados para vacinação contra a Influenza A (H1N1). Irão participar do “Simpósio cearense sobre a vacina contra Influenza A”, no hotel Mareiro, das 8 às 17 horas, com a participação de técnicos do Ministério da Saúde. No foco do simpósio, a eficácia da vacina, grupos prioritários e vacinação do público-alvo.

AS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS

– As pessoas gripadas devem ficar em casa no período de transmissibilidade, ou seja, sete dias após o início dos sintomas. Devem aumentar a ingestão de líquidos e procurar assistência médica. Não utilizar medicamentos sem orientação médica, especialmente o ácido acetil salicílico.

– Higienizar as mãos com água e sabão líquido antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro. Proteger com lenços, preferencialmente descartáveis, a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação das secreções.

– Evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, pratos, talheres, canudos, toalhas.

– Manter os ambientes arejados.

> Clique aqui para ver nota técnica da Influenza A (H1N1) (15.01.2010)

> Informe Influenza Pandêmica (H1N1) 2009 – Edição n°11 – Dezembro de 2009 (Ministério da Saúde)