Sobral terá unidade do Lacen

15 de janeiro de 2010 - 14:15

O governador Cid Gomes aprovou nesta sexta-feira, 15 de janeiro, a construção do Laboratório Central de Saúde Pública Regional de Sobral (Lacen Sobral), com recursos do Tesouro do Estado da ordem de R$ 1,2 milhão para a obra física e R$ 600 mil para equipamentos, alocados no Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários do Governo do Ceará (MAPP da Saúde). A cobertura do Lacen Sobral se estenderá por 44 municípios integrantes das microrregiões de Saúde de Acaraú, Camocim, Sobral e Tianguá, com população de aproximadamente 1,25 milhão de habitantes. Com a aprovação da construção do Lacen Sobral, a Secretaria da Saúde do Estado dá início ao processo de execução desse projeto.

Concebido de acordo com as normas de biossegurança e qualidade da Resolução RDC 302 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Lacen Sobral realizará, entre outros, exames de HIV, tuberculose, hanseníase, leishmaniose, rubéola, toxicoplasmose, citomegalovírus, hepatites virai e análises laboratoriais para o transplante de órgãos. Além desses, realizará ainda análises de produtos para o consumo humano produzidos na região, como água para o abastecimento, água envasada, alimentos, saneantes e cosméticos.

A construção do Lacen Sobral ampliará para seis o número de unidades da rede de laboratórios do Estado, que já tem unidades no Crato, Juazeiro do Norte, Senador Pompeu, Icó e Tauá, com inauguração prevista para fevereiro. A nova unidade reforça a política da Secretaria da Saúde, de expansão e descentralização da rede pública de saúde, para aproximar os serviços da população, de acordo com os princípios do Sistema único de Saúde, e de que também são exemplos os Hospitais Regionais do Cariri, em Juazeiro do Norte, da Zona Norte, em Sobral, as 21 policlínicas e 16 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) que o Governo do Estado entregará à população.