Secretaria da Saúde é finalista do Prêmio Ceará Cidadani@

9 de dezembro de 2009 - 18:57

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NUINF) da Secretaria da Saúde do Estado é finalista do Prêmio Ceará Cidadani@ Eletrônica 2009 na categoria Software Livre, com o projeto Template Gerador de Código JSF. A classificação do 1o., 2o. e 3o. lugares, por categoria, será informada na solenidade de entrega do Prêmio no dia 21 de Dezembro de 2009, às 10 horas, no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), no Centro Administrativo do Cambeba.

O projeto da Secretaria da Saúde foi desenvolvido pelos analistas de sistemas Gleyve Rafael da Páscoa Barros e José Cristiano Ferreira Bandeira para aumentar a produtividade no desenvolvimento de softwares em plataforma Java EE, proporcionando redução de 50% a 80% do trabalho de programação, dependendo do projeto. Uma vez gerado o código do sistema, o layout já está pronto. Em sua categoria, concorre com os projetos Praça do Povo, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e Atlas Eletrônico dos Recursos Hídricos do Ceará, da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado.

O Prêmio Ceará Cidadani@ contempla na categoria    Software Livre projetos que ofereçam soluções baseadas em software livre que preferencialmente estimulem o ambiente de colaboração entre as organizações públicas e privadas, comunidades de software livre e entidades de ensino e pesquisa, para prospecção de novas soluções e transferência  de tecnologia que gerem  oportunidades para profissionais e  empresas locais,  possibilitando  a redução significativa de gastos com softwares.

Outros projetos concorrem nas categorias TI Verde, Inovação e Inclusão. Na primeira fase do Prêmio foram analisados 36  projetos, dos quais 33 passaram para a segunda fase, dos quais 12 foram selecionados para a final, três por categoria.

O Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica foi instituído em 2004 pelo Governador do Estado do Ceará com o objetivo de reconhecer a qualidade dos projetos públicos, assim como os benefícios advindos da aplicação da Tecnologia da Informação na Administração Pública Estadual. O Prêmio reconhece a qualidade dos serviços dos órgãos/entidades do Governo do Ceará, premiando os melhores projetos que utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para automatizar os serviços e que efetivamente contribuam para melhoria da gestão dos serviços públicos e de informações disponibilizados pelo Governo do Estado.