Encontro discute situação e perspectivas da Rede BiblioSUS no Ceará

7 de dezembro de 2009 - 17:35

   
A Secretaria da Saúde do Estado executando o Projeto de Expansão da Rede BiblioSUS Ceará para todas as 21 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) e para as secretarias de saúde dos municípios com população superior a 100 mil habitantes: Caucaia, Crato, Fortaleza, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral. Com o objetivo de discutir a situação atual e as perspectivas da rede da Sesa, será realizado nos dias 14 e 15 de dezembro, o II Encontro da Rede BiblioSUS do Estado do Ceará, das 8 horas às 17 horas, no Magna Praia Hotel, Avenida Historiador Raimundo Girão, 1002, Praia de Iracema.

A Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde – Brasil (Rede BiblioSUS) tem o objetivo de ampliar e democratizar o acesso às informações em saúde pública, disseminadas por meio do modelo BVS (Biblioteca Virtual em Saúde Pública) e da distribuição da produção editorial do Ministério da Saúde. O projeto da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Sesa (CGTES) prevê a implantação de bibliotecas com acervo físico e acesso à BVS nas 21 CRES, secretarias de Saúde de municípios com mais de 100 mil habitantes e nas unidades próprias da rede pública de saúde.

A Estação BVS garante acesso livre e gratuito às informações em saúde. Com a orientação de um profissional especializado, o usuário pode pesquisar em mais de 15 milhões de referências e textos completos de publicações nacionais e internacionais. O serviço atende a gestores, pesquisadores, estudantes, profissionais de saúde e a todo cidadão interessado. A coleção e as bases de dados da BVS são geradas por organizações científicas e técnicas e instituições do Sistema único de Saúde (SUS). A produção local também pode ganhar visibilidade ao ser indexada na base ColecionaSUS. A Secretaria da Saúde mantém Estações BVS em sua sede, na Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, e na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), na Av. Antônio Justa, 3161, Meireles.