HGF fará 400 atendimentos dia 5 na campanha de prevenção ao câncer

4 de dezembro de 2009 - 18:31

Neste sábado, 5, o Hospital Geral de Fortaleza, HGF, pelo segundo ano consecutivo, vai oferecer atendimento à população dentro da 11ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. O atendimento acontece das 8h às 16h, no ambulatório da Pediatria, na unidade Régis Jucá. Uma equipe de 6 dermatologistas vai se revezar em 3 consultórios. A meta é fazer cerca de 400 atendimentos, 100 a mais que no ano passado. A campanha acontece em todo o país, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

No HGF, de acordo com a presidente da SBD/Ce, Maria Aidê Aguiar Araújo Nocrato, as pessoas que apresentarem lesões mais simples da doença serão atendidos na hora da consulta. Já os casos mais graves vão ser encaminhados para o Centro de Dermatologia Dona Libânia, referência no Estado no atendimento de doenças da pele. Além do atendimento preventivo, a população também receberá orientações sobre o câncer de pele.

Na região Nordeste, Pernambuco aparece como o Estado com maior número de casos da doença. O Ceará ocupa a segunda posição. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para 2010 não são nada animadoras: a expectativa é que surjam no Estado 6.870 novos casos de câncer de pele, sendo 3.390 homens e 3.480 mulheres.

No ano passado, em todo o país, do total de pessoas examinadas, 10,8% foram diagnosticados com câncer de pele, sendo 350 casos de melanoma, o tipo mais grave. Declararam tomar sol sem nenhuma proteção 65,4% das pessoas que compareceram aos postos. O diagnóstico precoce faz a diferença. Pintas que coçam, não são simétricas, têm bordas irregulares, variação de cor, diâmetro maior que seis milímetros e são espessas devem ter acompanhamento médico imediato.

Gilda Barroso

MAIS INFORMAÇÕES:
Assessoria de Comunicação do Hospital Geral de Fortaleza
Telefone:(85)  3101 7086
www.hgf.ce.gov.br