Lacen de Tauá, já em conclusão, vai atender população de 15 municípios

2 de dezembro de 2009 - 18:57

Já estão em conclusão as obras do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) regional de Tauá. A nova sede ocupa área de 1.031,62 metros quadrados e recebeu investimentos de R$ 1,2 milhão de reais em recursos do Tesouro do Estado, alocados no Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários do Governo do Ceará (MAPP da Saúde). A inauguração do novo Lacen de Tauá está prevista para o primeiro bimestre de 2010.

O Lacen regional de Tauá funciona atualmente na sede da Coordenadoria Regional de Saúde (14ª Cres). Com a construção do novo laboratório, passará a atender a população dos quatro municípios da 14ª Cres e dos 11 municípios da 15ª Cres, de Crateús – Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Tauá, Ararendá, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Quiterianópoles e Tamboril.

Com a nova sede e capacidade de atendimento ampliada, o Lacen de Tauá também vai realizar novos serviços. “Além de exames de HIV, hanseníase, tuberculose e dengue e análise da água para consumo humano, a população terá acesso, na própria região onde mora, a exames de rubéola, toxicoplasmose, citomegalovírus, hepatites virais e cultura de tuberculose”, informa o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias.

O Lacen, além da unidade central em Fortaleza, tem unidades regionais nos municípios de Juazeiro do Norte e Crato, que já têm sedes próprias, Senador Pompeu e Icó, reformados em 2008, e o novo sendo concluído em Tauá.

No MAPP da Saúde, está planejada a construção de uma nova unidade em Sobral, no norte do Estado. O projeto do Lacen é implantar todos os serviços de saúde pública em todas as unidades regionais para descentralizar o atendimento e oferecer respostas mais rápidas às necessidades da população.