HGF faz caminhada dos hipertensos dia 5

2 de dezembro de 2009 - 12:35

Hipertensos em tratamento no Hospital Geral de Fortaleza, HGF, já se programam para mais uma caminhada. A 13ª Caminhada dos Hipertensos do HGF está marcada para o sábado, dia 5 de dezembro. A Caminhada sairá às 7h30min do aterro da Praia de Iracema e terá chegada no Pirata Bar. Lá, haverá show de forró. A expectativa da coordenação do evento é que a caminhada reúna mil e quinhentas pessoas este ano.

Hoje, estão inscritos no ambulatório de Hipertensão do HGF cerca de 6 mil pacientes. E o que surpreende é quantidade de pessoas cada vez mais jovens que buscam atendimento. Já ocorreram casos de adolescentes apresentarem problemas de hipertensão. A mudança no perfil dos pacientes é atribuída aos hábitos de vida que incluem os hábitos alimentares (fast foods), o consumo de bebidas alcoólicas, o uso do cigarro, a falta de exercícios físicos, o estresse, o diabetes…

A caminhada é realizada pela Associação dos Hipertensos do HGF em parceira com o ambulatório de hipertensão do hospital. O objetivo é chamar a atenção da população em geral para a importância da atividade física para controle e prevenção da hipertensão. Uma boa caminhada diária não gera custos e ainda traz muitos benefícios. Entre eles, melhora a oxigenação, fortalece os músculos do coração, queima gorduras, açucares e colesterol. Segundo a chefe da enfermagem do ambulatório de Hipertensão do HGF, Tânia Pinheiro, em muitos casos, o paciente consegue um controle da hipertensão apenas com a mudança de hábito, não sendo necessário o uso de medicamentos.

A equipe do ambulatório de Hipertensão do HGF é multidisciplinar,  formada por médicos cardiologistas, nefrologistas, clínico, enfermeira e nutricionista.

Gilda Barroso

MAIS INFORMAÇÕES
Assessoria de Comunicação HGF
Telefone: (85) 3101-7086 / 9925-5762
www.hgf.ce.gov.br