Em apenas 5 dias 1.482 doações de sangue no Hemoce da capital

30 de novembro de 2009 - 16:33

Entre os dias 23 a 28 de novembro, o Hemoce realizou a 3ª Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Durante toda a semana, a sede do Hemoce em Fortaleza, o posto de coleta do IJF e os hemocentros regionais do interior (Crato, Sobral, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte) participaram da festividade em que se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro. Aqui em Fortaleza, tivemos apresentações de humoristas, corais, a distribuição de brindes e a disponibilização de uma Sala de Serviços, onde os doadores puderam usufruir de serviços especializados, como massagens e limpeza de pele, além de tirar fotos personalizadas com o nosso mascote, o Hemocinho.

Só na capital, 1841 candidatos compareceram ao hemocentro e 1482 deles puderam efetuar a doação de sangue. Mesmo assim, o estoque de sangue continua em baixa. Esse mês de novembro revelou um período de queda de até 50% na entrada de bolsas no banco de sangue do hemocentro. Por isso, o Hemoce continua precisando da ajuda dos doadores voluntários para as festas de final de ano, especialmente aqueles que tem sangue Rh negativo, o tipo mais raro. Com a proximidade do Natal e do Réveillon, é preciso reforçar o estoque, por isso o Hemoce conta com a solidariedade de todos.

PARA DOAR:

Em Fortaleza:
-Hemoce: Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo
-Posto de coleta no IJF: Av. Barão do Rio branco, 1816, Centro

No Interior:
-Hemocentro de Sobral: (88) 3677.4624 / 3677.4627
-Hemocentro do Crato: (88) 3102.1260 / 3102.1261
-Hemocentro de Iguatu: (88) 3581.9409
-Hemocentro de Quixadá: (88) 3445.1006
-Hemocentro de Juazeiro do Norte: (88) 3102.1169 / 3102.1170


COMO FOI A SEMANA DO DOADOR DE SANGUE 2009

Na abertura do evento, dia 23 de novembro, segunda-feira, a banda do Corpo de Bombeiros começou as comemorações, na entrada do Hemoce. Na recepção dos doadores, show de humor com Papudim e o Coral Infantil Em Flor.

Na terça-feira, dia 24 de novembro, quem fez a festa com show de humor foi Iran Delmar e o Coral do SINTUFC.

Na quarta-feira, dia 25 de novembro, as comemorações se estenderam por todo o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Uma homenagem ao Hemocinho, nosso mascote, abriu as comemorações do dia. Ele completou 13 anos de idade e ganhou de presente um painel que está disponível na recepção dos doadores, para que todos tirem foto com o nosso super-herói. Um show de humor com Luana do Crato, Titela, Bastiana e Anderson Justus animou voluntários e funcionários. O “Parabéns ao Doador” teve até bolo de aniversário embalado pelo Coral da Unimed. À tarde, foi a vez do Coral da Unifor e da Banda BolíCuntu animar o fim da tarde, no estacionamento do doador, na avenida José Bastos.

No auditório, uma celebração eucarística iniciou a solenidade de homenagem aos nossos parceiros. O Coral do Hemoce abriu a entrega de comendas.

5 doadores receberam medalhas:
1) o doador de plaquetas, José Araújo Filho;
2) o doador de sangue e medula óssea, André Luís Monteiro Sales;
3) o doador Rh negativo, Antônio Guedes de Lima Filho;
4) a doadora mais antiga de Rh Negativo, Maria Janaína Rodrigues Duarte;
5) e o doador de sangue do Posto de Coleta do IJF, Francisco Antônio Paulino da Silva.

5 Empresas Cidadãs e 5 Escolas Cidadãs receberam selos por serem parceiras do Hemoce:
1) a Nova Era Consultoria Aduaneira;
2) o Instituto Federal de Tecnologia do Ceará, de Maracanaú;
3) a Escola de Enfermagem São Camilo de Léllis;
4) o Shopping Center Um;
5) a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Estaca Bom Jardim;
6) o Colégio Lourenço Filho, Sede Parangaba e Sede Centro;
7) o Colégio Maria Ester Um;
8) a Escola de Ensino Fundamental Neusa de Freitas Sá;
9) a Escola de Ensino Fundamental Raimundo Tomaz, de Aquiraz;
10) e o Colégio Júlia Fialho.

E também 6 instituições receberam o Troféu Hemocinho – Amigos do Hemoce:
1) a criadora do Hemocinho, Suely Maia Ponte;
2) a UNIFOR;
3) o Francisco de Assis Saraiva Colares, o TICO, da TC MOTOS, de Canindé;
4) o município de Trairí;
5) o Shopping Center Iguatemi;
6) e a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Na quinta-feira, dia 26, a festa contou com show de humor de Eri Soares e Coral da Camed. Tivemos também a participação de alunos de ensino fundamental a médio, que concorreram na Gincana Cultural lançada este ano. Eles fizeram desenhos e frases seguindo o tema “Doação de Sangue”. 13 desenhos e 12 frases, que foram premiados e serão utilizados no calendário de 2010 do Hemoce, além de integrar uma exposição que vai ficar em cartaz até o fim do ano na nossa recepção, na sede da Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo, na capital.

Na sexta-feira, dia 27, tivemos ainda a apresentação de Madame Mastrogilda e Coral do BNB. E para encerrar as atividades no sábado, dia 28, o humorista Mixirico trouxe muitas gargalhadas a doadores e funcionários. Um show de alegria, solidariedade e amor ao próximo na 3ª Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue!

Sabrina Lima

MAIS INFORMAÇÕES:
Assessoria de Comunicação do Hemoce
fone: (85) 3101.2308 | www.hemoce.ce.gov.br