Canteiros de obras da Secretaria da Saúde geram mais de mil empregos

24 de novembro de 2009 - 11:56

As obras de construção, ampliação e reforma de unidades da Secretaria da Saúde do Estado, iniciadas em abril de 2008, têm provocado repercussão positiva no mercado de trabalho cearense. As 31 obras em andamento no mês de novembro de 2009 estão proporcionando ocupação para cerca de 1 mil e 600  trabalhadores da construção civil em todo o Estado. Esse número representa 3,8% do total de pessoas ocupadas no setor em dezembro de 2007, de 42.304 trabalhadores, segundo a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somente a construção do Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, ocupa 540 trabalhadores.

Além do HRC, com 50% das obras concluídas, estão sendo construídas 11 das 21 policlínicas previstas no Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários – MAPP da Saúde. De um total de 16  Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), um já foi concluído e inaugurado em Baturité e há quatro na etapa final das obras. As obras de ampliação e reforma contemplam unidades da Secretaria da Saúde em todo o Estado, inclusive na Capital, entre elas o Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Albert Sabin, Hospital de Messejana, Hospital Waldemar de Alcântara, Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Tauá e Crato, Hemoce Fortaleza, CEO Centro e a sede da Secretaria.

O Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Ceará envolve a construção de 39 novas unidades. Depois de concluídas e em funcionamento, as novas unidades, todas regionais, vão gerar centenas de empregos. No Hospital Regional do Cariri o acolhimento e atendimento dos pacientes serão feitos por 1.115 profissionais. Desse total, 342 são médicos. A previsão é de que cada policlínica empregue 92 profissionais.