Equipe do Ceará viaja a Cabo Verde para ajudar no combate à epidemia de dengue

12 de novembro de 2009 - 12:30

      
Nos últimos 40 dias foram registrados 13 mil casos de dengue e seis mortes por dengue hemorrágica em Cabo Verde, na África. O governo cabo-verdiano solicitou ajuda internacional para combater a epidemia da doença no País. O Ceará aceitou o convite da embaixadora do Brasil,  Maria Dulce Barros, feita à Secretaria da Saúde do Estado. O Coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonsêca,  está em Cabo Verde desde a última segunda-feira, integrando a operação de ajuda internacional, formada também por profissionais de Portugal, Espanha, França e Cuba. Ele está colaborando no hospital público Agostinho Neto, em Praia, Capital. “O mínimo que podemos dizer sobre a ajuda do Dr. Fonsêca é que de é uma benção para o povo cabo-verdiano, ajudando no diagnóstico e tratamento de pacientes e implantando o serviço de informações para organizar e facilitar o controle da situação”, afirmou por telefone a embaixadora.  Neste domingo ele retorna e à noite dois técnicos da Sesa e dois consultores do Ministério da Saúde no Ceará viajam para Praia, onde realizarão treinamentos com profissionais de endemias cabo-verdianos para o controle dos focos do mosquito Aedes aegypti.   

O Secretário da Saúde do Estado, João Ananias,  afirma que colaborar com os cabo-verdianos, que pela primeira vez enfrentam uma epidemia, é uma ação humanitária e de solidariedade. Para ele, “o Ceará, com a experiência que tem  na prevenção e controle da doença desde 1986, não poderia  se negar em colaborar”. Ele lembra que a dengue no Estado ainda é um desafio, mas há avanços que os números mostram, reconhecidos pelo Ministério da Saúde. Enquanto em 2008 foram confirmados 44.508 casos de dengue este ano, até o dia 6 de novembro, o número de casos confirmados não chega a cinco mil. É exatamente 4.516 casos, com cinco óbitos por dengue hemorrágica.

A Sesa, além das ações de vigilância epidemiológica e de controle do mosquito, com treinamentos de profissionais do Programa Saúde da Família, Hospitais-pólo no Interior  e hospitais da rede estadual na Capital, apóia os municípios nas atividades de mobilização social, envolvendo a comunidade no compromisso de combater os focos do mosquito. Está levando a peça de teatro Romeu e Julieta no tempo da  dengue para diferentes municípios. Nesta sexta-feira, 13, a peça será apresentada em Tamboril, município dos Inhamuns. No dia 25 deste mês, a peça irá para Crateús.