Ceará atrai a Fiocruz e avança na construção do pólo de desenvolvimento

6 de novembro de 2009 - 17:25

O Ceará deu um passo decisivo e histórico para o desenvolvimento da saúde pública no último dia 5 de novembro. Com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o Governo do Estado fez um ato solene de doação de um terreno à Fiocruz para a construção do pólo industrial e tecnológico de saúde, no Eusébio, município da Região Metropolitana. O investimento do Estado, com recursos próprios, foi de R$ 3,1 milhões na aquisição do terreno.

É a Unidade da Fiocruz se instalando, definitivamente,  no Ceará. Mas essa história não começou agora. Há dois anos o Secretário da Saúde do Ceará, João Ananias Vasconcelos Neto, vem lutando e tomando atitudes pela conquista da Unidade da Fiocruz. Em junho de 2008 o Secretário João Ananias, através de decreto do Governador Cid Ferreira Gomes, assumiu a presidência do Comitê de Instalação da Unidade da Fiocruz no Ceará. O trabalho de mobilização do Secretário foi focado nos três eixos de abrangência da Unidade no Estado:  desenvolvimento de um pólo de indústria farmaceutica, produção e inovação de tecnologia em saúde e o fortalecimento da atenção básica em saúde. “A Fiocruz não traz avanços e resultados somente na área da saúde. A instalação da Unidade vai mexer nbo social, com a geração de centenas de emepregos”, afirma João Ananias.

O empreendimento ocupará uma área total de 50,9 hectares, incluindo a unidade da Fiocruz e o pólo industrial de biotecnologia, que receberá indústrias de medicamentos e de equipamentos de saúde. Dezesseis empresas já manifestaram interesse em se instalar no polo biotecnológico. Caberá a um conselho gestor formado por representantes da Fiocruz, do Governo do Estado e da Prefeitura do Eusébio a avaliação e aprovação dos projetos de instalação de empresas no pólo.

O convênio para a instalação da unidade da Fiocruz no Ceará foi assinado entre o Governo do Estado e a Fundação no dia 23 de junho deste ano. Já foram liberados R$ 543 mil do acordo de cooperação técnica, científica e financeira firmado, no valor total de R$ 1,425 milhão. Em junho do ano passado, o Governador Cid Gomes criou por decreto o comitê de instalação da unidade da Fiocruz no Ceará, presidido pelo Secretário da Saúde do Estado, João Ananias Vasconcelos Neto. O decreto define as três áreas de atuação do núcleo: desenvolvimento de um pólo de indústria farmacêutica no Ceará, produção de tecnologia em saúde, que inclui produção de equipamentos, e o fortalecimento da atenção básica em saúde.

O escritório da Fiocruz no Ceará, que funciona provisoriamente na Avenida Santos Dumont, 5753 – sala 1303, já realiza levantamentos e consultas para definir que tipos de laboratórios devem ser instalados na nova unidade e quais áreas de pesquisas deverão ser priorizadas. Essa definição é fundamental para orientar o projeto arquitetônico do núcleo cearense da Fiocruz e a oferta de vagas para pesquisadores em concurso que a Fundação está preparando.

Na área de ensino, está definido que a unidade da Fiocruz atuará na formação de professores na área da saúde da família, com a oferta de cursos de mestrado e doutorado. O curso de mestrado deverá abrir a primeira turma no segundo semestre de 2010, com 50 bolsas de estudo já prometidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. O projeto do mestrado, que adotará o modelo de rede, reunindo instituições de ensino de toda a região, será enviado em março do próximo ano à Capes.

Para o curso de doutorado, a Fiocruz vai propor à Capes a ampliação do atual doutorado em Saúde Coletiva mantido em associação pelas universidades estadual e federal do Ceará, com a admissão da própria Fundação e da Universidade de Fortaleza como novos sócios e o aumento de 20 para 40 vagas. Há, também, estudos adiantados para oferta de curso de especialização para formar entomologistas e de curso de mestrado em Vigilância Sanitária.

Gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico e ser agente de cidadania são finalidades da Fundação Oswaldo Cruz, vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. A Fiocruz abriga atividades que incluem o desenvolvimento de pesquisas, a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais de referência em saúde, a fabricação de vacinas, medicamentos, reagentes e kits de diagnóstico, o ensino e a formação de recursos humanos, a informação e a comunicação em saúde, ciência e tecnologia, o controle da qualidade de produtos e serviços e a implementação de programas sociais.

Atualmente, a Fiocruz tem unidades em Minas Gerais, Amazonas, Pernambuco, Paraná, Bahia e Distrito Federal e, além do Ceará, estão em implantação filiais no Mato Grosso do Sul, Rondônia e Piauí.