Expansão e melhoria da saúde em stand do Congresso de Medicamentos

27 de outubro de 2009 - 19:52

Até sexta-feira, 30, quem visita o stand da Secretaria da Saúde do Estado, no III Congresso Nacional do Uso Racional de Medicamentos, que acontece no Centro de Convenções Edson Queiroz, tem a oportunidade de conhecer o projeto de expansão da atenção especializada do Governo do Estado no Interior. São 21 policlínicas (11 já em construção), 16 Centros de Especialidades odontológicas (1 inaugurado e quatro em fase final de construção) e dois hospitais regionais (1 em construção no Cariri). Estarão sendo apresentados em maquetes eletrônicas e fotografias em uma das salas do Núcleo de Educação profissional da ESP-CE, na Avenida Antônio Justa, 3161, e em folderes informativos.

O projeto muda o perfil da assistência à saúde no Interior e contribui para reduzir demandas para a capital. Hoje a população da maioria dos municípios cearenses só tem acesso a exames e atendimentos especializados vindo para a Capital. Essa dificuldade de acesso e de qualidade da assistência está em contagem regressiva para ser reduzida e modificada.  Para facilitar o atendimento perto de casa e com qualidade, o Governo do Estado avança na construção das 39 novas unidades. Todas regionais. Cada microrregião passa a ter uma policlínica. Já há 11 policlínicas sendo construídas em Baturité, Tauá, Russas, Pacajus, Aracati, Icó, Camocim, Campos Sales, Acaraú, Canindé e Brejo Santo.

Com as policlínicas regionais, a população poderá fazer exames que hoje, na rede pública, são realizados somente em Fortaleza. É o caso do ecocardiograma. Só para se ter uma idéia da dificuldade em realizar esse exame há atualmente 305 pacientes na fila, aguardando a realização de ecocardiogramas. Em dezembro deste ano e início de 2010 quatro policlínicas já serão inauguradas – Baturité, Tauá, Russas e Pacajus. As obras das outras quatro em construção ficarão prontas até abril do próximo ano.

Em relação aos CEOs Regionais, acaba de ser inaugurado o CEO em Ubajara. Em breve serão inaugurados os CEOs Regionais de Juazeiro do Norte, Baturité e Acaraú. Depois será a vez da população da região de Russas conferir a inauguração e passar a ter serviços especializados em saúde bucal. Entre os serviços, estão próteses, ortodontia, periodontia, cirurgias e até diagnóstico do câncer de boca.  Em setembro mais sete CEOs regionais estarão em fase de concorrência pública. São os CEOs localizados em Cratéus, Itapipoca, Maracanaú, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Icó e Cascavel.

No programa de expansão e melhoria da assistência especializada à saúde do Ceará, o Governo do Estado não poderia esquecer de que os sete hospitais da rede estadual estão concentrados na Capital. Sem  hospitais públicos estaduais no Interior, o resultado é superlotação em Fortaleza e comprometendo da qualidade do atendimento. Por isso, em fevereiro deste ano iniciou em Juazeiro do Norte as obras do Hospital Regional do Cariri. Está planejada a construção do Hospital Regional em Sobral.  Tudo para aumentar e melhorar a capacidade de atendimento na própria região. No HRC São 209 leitos. Desses, 87 cirúrgicos, 87 clínicos, 20 de UTI para adultos e 15 semi-intensivos. Terá ainda oito salas cirúrgicas.

O acolhimento e atendimento serão feitos por 1.115 profissionais. Desse total, 342 são médicos. Entre as especialidades oferecidas, estão a traumato-ortopedia, cardiologia, proctologia, gastroenterelogia, urologia, oftalmologia, mastologia, clínica média. O prazo de conclusão das obras, um investimento de R$44.224.380,76, recursos 100% do Tesouro do Estado, é de 18 meses. Além do valor das obras, serão investidos mais R$23.500.000,00, na aquisição de equipamentos, que vão garantir a realização de exames realizados hoje apenas no Hospital Geral de Fortaleza. Um bom exemplo é a ressonância magnética. Outro exame que será feito no Hospital Regional do Cariri é a tomografia computadorizada. Assim a população de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu, Brejo Santo não enfrentará mais a distância da capital e a fila de espera para ter, na prática, o direito à saúde.