Seminário estimula cultura de paz na Saúde da Família

1 de outubro de 2009 - 19:34

O Ceará começou a fazer este ano a investigação e notificação dos casos de violência para registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN NET), do Ministério da Saúde. O perfil epidemiológico preliminar da violência, em nível local e nacional, será divulgado pelo Ministério da Saúde durante o I Seminário de Estruturação de Ações de Prevenção da Violência e Estímulo à Cultura de Paz na Estratégia Saúde da Família, que a Secretaria da Saúde do Estado realiza quarta e quinta-feira, 7 e 8 de outubro, das 8 às 17 horas, no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles. O seminário reunirá técnicos da 1ª Macrorregião de Saúde, que engloba 103 municípios de 13 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES).

A Secretaria da Saúde estruturou e implantou a Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) em 19 das 21 CRES, correspondentes a 163 municípios. As ações de prevenção da violência no Programa Saúde da Família (PSF) já são realizadas em 103 municípios de 13 CRES. Com o seminário, a Secretaria da Saúde pretende ampliar o número de municípios que desenvolvem ações de prevenção da violência no PSF com a apresentação de experiências bem sucedidas no Estado, a divulgação da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências e debates sobre promoção da saúde, estruturação do VIVA e estímulo à cultura de paz.

A partir de janeiro, a Secretaria da Saúde realizará o mesmo seminário nas macrorregiões do Cariri e da Zona Norte, em Juazeiro do Norte e Sobral. Já estão com recursos assegurados pelo Ministério da Saúde a implantação, no próximo ano, de oito Núcleos de Violência e Promoção da Saúde nos municípios com mais de 100 mil habitantes. Os municípios contemplados são Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral e Itapipoca.

A Vigilância de Violências e Acidentes possibilita conhecer melhor a dimensão dos acidentes em geral, seja de trânsito, de trabalho, doméstico, quedas, queimaduras, afogamentos, intoxicações, como também possibilita identificar a violência doméstica e sexual, que ainda permanece “oculta” na esfera privada, principalmente os maus tratos contra crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas.

Pesquisa do Ministério da Saúde sobre o perfil das vítimas de acidentes e violências no país, com dados do VIVA, apontou que os homens são os que mais geram atendimentos nas urgências e emergências do Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa, realizada em 84 unidades de atendimento em 37 municípios, informa que eles são os maiores agressores e também os mais agredidos em situações que envolvem acidentes e violências. A pesquisa foi realizada com dados coletados no período de 30 dias, entre setembro e outubro de 2007.

O  Sistema VIVA foi implantado pelo Ministério da Saúde em 2006, com a finalidade de viabilizar a obtenção de dados e divulgação de informações sobre violências e acidentes, o que possibilitará conhecer a magnitude desses graves problemas de saúde pública.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO


7 de outubro (quarta-feita)

8h – Inscrição e entrega de material

8h30min – Apresentação da Camerata da Unifor

9h – Mesa de abertura com representantes do  Ministério da Saúde e SESA/Ce

9h40min – Palestra “Política Nacional de Promoção da Saúde – Mércia Gomes Oliveira de Carvalho, consultora técnica da Coordenadora Geral das Doenças e Agravos não Transmissíveis do Ministério Saúde.

10h20min – Intervalo

10h40min – Mesa redonda: Promoção da Saúde e Prevenção da Violência.
Coordenação: Raimundo José Arruda Bastos, Secretário Executivo da Saúde do Estado do Ceará

Participantes:
1. Pesquisas em  Promoção da Saúde e Prevenção da Violência  Intra familiar e Comunitária – Luiza Jane Eyre Vieira, professora do Curso de Enfermagem e do Mestrado em Saúde da Unifor
2. Estratégicas de Promoção da Saúde e Prevenção da Violência  Intra familiar e Comunitária – Sueli Mendes Nogueira, gerente no Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Campo Grande – Mato Grosso do Sul

11h40min – Debate

12h – Almoço

13h30min – Palestra: Intersetorialidade na Promoção da Saúde  e no Enfrentamento da Violência
Sueli Mendes Nogueira

14h30min – Exposição de Experiências em Promoção da Saúde.
Coordenação: Socorro Ramos da Ponte, epidemiologista do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Saúde do Estado do Ceará)
Representantes dos municípios: Aratuba, Fortaleza, Caucaia, Quixadá e Quixeramobim.

16h – Debate

16h30min – Lanche

8 de outubro (quinta-feita)

Reunião Técnica de Vigilância de Violências e Acidentes – VIVA
Objetivo: Discutir o processo de estruturação da Vigilância de Violências e Acidentes – “VIVA” e implantação da Ficha de Notificação/ Investigação de Violência Doméstica, Sexual e/ou outras Violências no Sistema SINAN NET

8h30min – Exposição dialogada: Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências – Mércia Gomes Oliveira de Carvalho

9h30min – Exposição dialogada
Projeto de “Vigilância de Violências e Acidentes – “VIVA”:  Implantação no Ceará.
(Augediva Jucá Pordeus, epidemiologista do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Sesa/Coprom)

10h15min – Intervalo

10h35min – Exposição dialogada:
Ficha de Notificação/ Investigação de Violência Doméstica, Sexual e/ou outras Violências e Manual Instrutivo (Mércia Gomes Oliveira de Carvalho).

12h – Almoço

13h30min – Exposição dialogada:
Apresentação do VIVA SINAN-NET
Mércia Gomes Oliveira de Carvalho e  Clara Maria Nantua Evangelista, epidemiologista e consultora do Sinan no Núcleo de Epidemiologia da Sesa/Coprom

14h30 – Exposição dialogada
Rede de Núcleos de Prevenção da Violência  e Promoção da Saúde e Cultura da Paz 
Mércia Gomes Oliveira de Carvalho

15h30 – Intervalo

15h50min às 16h – Construindo coletivamente estratégias de enfrentamento das violências e acidentes
Mércia Gomes Oliveira de Carvalho

16h ás 17h – Encaminhamentos finais e encerramento.