HGF recebe recursos do Ministério da Saúde para implantar banco de leite

1 de outubro de 2009 - 13:57

No dia Nacional de Doação de Leite Humano, 1º de outubro, o Hospital Geral de Fortaleza, HGF, recebe uma boa notícia. O Ministério da Saúde liberou recursos para a implantação de um banco de leite no hospital. Hoje, o leite que atende às necessidades dos bebês internados na UTI-neo é pasteurizado no Hospital César Cals. A estrutura física desse banco de leite foi planejada dentro da construção da Unidade Régis Jucá, inaugurada em maio deste ano. Agora, com a liberação do Ministério da Saúde, o setor será devidamente equipado.

Hoje, existem em Fortaleza três bancos de leite humano. Eles estão na Maternidade Escola, no Hospital Cesar Cals e no Hospital Albert Sabin. O banco de leite humano é um serviço especializado vinculado a um hospital de atenção materna e/ou infantil. O banco é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano. O processo é fundamental para garantir uma alimentação de qualidade aos bebês prematuros internados na UTI-neo natal.

O Hospital Geral de Fortaleza já conta com um Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno e agora passará a contar com o banco de leite humano que vai assegurar um processamento mais rápido do leite, contribuindo para garantir um maior estoque de leite e otimizar a captação de doadores.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do Hospital Geral de Fortaleza
Fones: (85) 3101 7086 / 9925-5762
www.hgf.ce.gov.br