Sisma Único de Saúde – SUS

17 de setembro de 2009 - 14:29

O que é o SUS

Apresentação

Antes da criação do SUS, que completa 20 anos em 2008, a saúde não era considerada um direito social. O modelo de saúde adotado até então dividia os brasileiros em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados; os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdência social (trabalhadores com carteira assinada); e os que não possuíam direito algum. Assim, o SUS foi criado para oferecer atendimento igualitário e cuidar e promover a saúde de toda a população. O Sistema constitui um projeto social único que se materializa por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Entendendo o SUS

A cartilha “Entendendo o SUS” é uma publicação do Ministério da Saúde que reúne informações essenciais sobre o Sistema Único de Saúde do Brasil. Com linguagem simples e direta e estrutura didática, o material é voltado para jornalistas e demais profissionais de comunicação que trabalham com o tema Saúde Pública, e também para o indivíduo que quer entender um pouco mais sobre o Sistema. Clique aqui para ver a cartilha. (PDF | 2,78 mb)

Direitos dos Usuários do SUS

A “Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde” traz informações para que você conheça seus direitos na hora de procurar atendimento de saúde. Ela reúne os seis princípios básicos de cidadania que asseguram ao brasileiro o ingresso digno nos sistemas de saúde, seja ele público ou privado. A Carta é uma importante ferramenta para que você conheça seus direitos e, assim, ajude o Brasil a ter um sistema de saúde ainda mais efetivo.

Os princípios da Carta são:

1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde
2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema
3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação
4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos
5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada
6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos

Leia a íntegra da “Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde” (PDF | 317 Kb)

Leia a íntegra ilustrada da “Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde”
(PDF | 684 Kb)

SUS de A a Z

O manual “SUS de A a Z” é uma publicação, do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que traz os conceitos mais usuais relacionados às ações e aos serviços da Saúde Pública. O material é voltado para o gestor estadual e municipal de Saúde, mas, por ser de fácil leitura, pode ser usado por todos os cidadãos.
A versão eletrônica do manual está disponível aqui. Confira. (PDF | 5,5 mb)

Fonte: Ministério da Saúde