Hias realiza Jornada Multidisciplinar no V Congresso Cearense de Pediatria

24 de agosto de 2009 - 18:48

Farmacovigilância, cuidados com o recém-nascido e tratamentos terapêuticos em crianças com deficiência serão alguns dos temas abordados na I Jornada Multidisciplinar do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), que acontece dentro do V Congresso Cearense de Pediatria. O evento vai reunir alguns dos maiores pediatras e cirurgiões pediatras brasileiros em Fortaleza a partir de amanhã, 25, até o dia 27 de agosto, das 08h às 18h, no Hotel Gran Marquise.

Para o Congresso a capital vai receber cerca de 600 profissionais de saúde e 32 professores de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, completando uma relação que contempla 70 palestrantes durante os três dias do evento. O V Congresso engloba, ainda, a VIII Jornada Nordestina de Cirurgia Pediátrica, a I Jornada Cearense de Anestesiologia Pediátrica e a IV Jornada de Enfermagem Pediátrica.

Durante o encontro haverá uma mesa-redonda exclusiva para debater o tema da nova gripe (H1N1), as formas de prevenção e procurar desmistificar a doença. Participará dessa mesa o médico infectologista Edimilson Migowski, professor adjunto de Infectologia Pediátrica da UFRJ e Doutor em Doenças Infecciosas e Mestre em Pediatria pela UFRJ. Migowski explica que a H1N1 é uma gripe bastante agressiva. Seu grau de letalidade varia de 6% a 7%, enquanto que a da gripe comum gira em torno de 0,1%. Só não é mais letal que a gripe aviária, cuja letalidade varia de 50% a 70%. Mas é superior à Gripe Espanhola (1917 e 1918) cujo grau de letalidade foi de 4% (mas é bom lembrar que na época não havia a tecnologia disponível hoje). “A gripe A, portanto, é menos grave do que a aviária (que é muito mais contagiosa), mas é mais grave do que a espanhola e muito mais grave que a gripe sazonal”, afirma.

A ocasião é oportuna, num momento em que o mundo inteiro procura por informações sobre como combater a Influenza do Tipo A subtipo H1N1, que parece acometer mais fortemente mulheres grávidas, pessoas com deficiências e problemas crônicos de saúde, particularmente aquelas com comprometimentos na função respiratória ou imunodeficiências, e crianças. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, cerca de 40% dos casos graves estão ocorrendo em crianças e adultos, geralmente com menos de 50 anos, saudáveis.

Multidisciplinaridade
Segundo a presidente do Congresso, da Sociedade Cearense de Pediatria e coordenadora do Serviço de Desenvolvimento Humano do Hias, Dra. Regina Portela, pela primeira vez estará acontecendo em Fortaleza um evento que reúne cirurgiões pediatras, anestesistas e pediatras que irão, em três dias, discutir a interação entre as três especialidades.

Os seminários, conferências e mesas-redondas pretendem abordar as diversas patologias infantis, tais como alergias à proteína do leite de vaca, obesidade infantil e adolescente, alergias de pele mais frequentes na infância, doença do refluxo, lactente sibilante, além de assuntos em alta no momento, como a falta de leitos nas UTIs Neonatais e as doenças mais comuns em crianças nessa faixa etária de 0 a 28 dias de vida. “Haverá ainda um módulo só de urgência e emergência pediátrica. Também discutiremos a situação da criança criticamente enferma, em estado crítico, como aquelas que estão em UTIs em ventilação mecânica, que requerem cuidados imediatos e intensivos”, afirma a Dra. Regina Portela.

Durante os três dias do evento ocorrerão quatro conferências por dia (duas pela manhã e duas à tarde) e duas mesas-redondas (uma pela manhã e outra à tarde). Na Jornada de Cirurgia Pediátrica, estão programadas quatro  conferências por dia e duas mesas-redondas.

Abertura
A solenidade de abertura do V Congresso Cearense de Pediatria acontecerá às 18h30, no Hotel Gran Marquise (Av. Beira-Mar, 3980), com a apresentação do músico Oswaldinho do Acordeom, um dos maiores sanfoneiros do Brasil, herdeiro musical de Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Oswaldinho tocará o Hino Nacional Brasileiro para os congressistas e Asa Branca, o “Hino Nordestino”. Haverá ainda uma homenagem ao cirurgião pediatra Luiz Carvalho de Souza. Ao final da solenidade, acontecerá um coquetel na cobertura do hotel, com música ao vivo e sorteio de brinde.

Serviço:
V Congresso Cearense de Pediatria -I Jornada Multidisciplinar do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), VIII Jornada Nordestina de Cirurgia Pediátrica, I Jornada Cearense de Anestesiologia Pediátrica e IV Jornada de Enfermagem Pediátrica.

Dias: 25, 26 e 27/08/2009
Local: Hotel Gran Marquise (Av. Beira-Mar, 3980)
Horário: das 08h às 18h
Abertura: Dia 25/08 às 18h30
Contato: Dra. Regina Lúcia Portela Diniz (Presidente da SOCEP e do V Congresso) – (85) 9996-1998

Veja a programação completa:
http://www.socep.org.br/novo/congresso/programacao.pdf

MAIS INFORMAÇÕES
Assessoria de Comunicação da SOCEP
Rebecca Fontes (85) 8818-4435
Assessoria de Comunicação do Hospital Infantil Albert Sabin
Helaine Oliveira (85) 8603-1819