Seminário quer fortalecer negociação e valorizar trabalho no SUS

7 de agosto de 2009 - 16:50

O fortalecimento da negociação e a valorização do trabalho no Sistema Único de Saúde são os temas que pautam o Seminário Estadual da Mesa de Negociação Permanente do SUS-Ceará, nos dias 11 e 12 de agosto, no hotel Mareiro, na Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, em Fortaleza. O seminário, que começa às 9 horas desta terça-feira, reunirá 300 representantes de instituições ligadas às gestões municipais, estadual e federal de saúde, sindicatos, associações, federações e centrais de trabalhadores para planejar a agenda de prioridades da  Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS – Ceará.

A MENPSUS-Ceará é a instância paritária que reúne gestores e trabalhadores para negociar as reivindicações e conflitos nas relações de trabalho. No seminário estadual estão programados debates em torno do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, o PCCS da Saúde, a formação de negociadores do trabalho e o assédio moral nas relações de trabalho. Estão confirmadas nos debates as presenças de técnicos do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS), do Ministério da Saúde, do Ministério Público do Trabalho no Ceará, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), além de participantes das mesas nacional e estadual de negociação do SUS.

Seminário Estadual da Mesa de Negociação Permanente do SUS-Ceará reunirá  representantes dos três níveis de gestão do SUS, municipal, estadual e federal, o Conselho Estadual de Saúde, as organizações de trabalhadores e as entidades patronais da rede privada de saúde. O número de vagas para as representações de cada segmento foram definidas e estão sendo preenchidas pelas inscrições on line, através página da Secretaria da Saúde do Estado (www.saude.ce.gov.br).