Obras de ampliação do Hospital Albert Sabin já ficam prontas em outubro

30 de julho de 2009 - 18:02

Já ficarão prontas no próximo mês de outubro as obras de ampliação do Hospital Infantil Albert Sabin, referência da rede estadual em atenção especializada à saúde da criança. São quatro novos pavimentos. Cada pavimento tem de 25 a 27 leitos de internação, dentro dos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Somente nas obras de ampliação o investimento chega a 8 milhões e 580 mil reais, recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. Na aquisição de equipamentos os recursos, no valor de 2 milhões e 100 mil, serão totalmente do Tesouro do Estado.

As obras no Albert  Sabin não vão parar em outubro com a inauguração dos novos pavimentos de internação.  Além da ampliação está sendo feita uma reforma no hospital, com previsão para terminar no final deste ano. Com a reforma, as crianças e também as mães passarão a ter 15 consultórios novinhos, sendo 11 para consultas gerais em diferentes especialdades e 4 odontológicos e ainda oito leitos para acolhimento e atendimento exclusivo às mães acompanhantes. No caso de crianças com paralisia  cerebral, a reforma garante oito salas e cinco consultórios especializados.

A ampliação e reforma são as maiores já realizadas no Albert Sabin em 35 anos de  funcionamento na Rua Tertuliano Sales, 544, Vila União, afirma o diretor Wálter  Frota, que há 20 anos é médico do hospital. Ele destaca que as obras são ordenadas, feitas com base no Plano Diretor do Hospital. ¨Sendo planejadas, as obras são permanentes, os recursos são otimizados e trazemos mais resultados na melhoria da assistência¨, comenta. Entre os resultados, estão salas e consultórios mais acolhedores e  com menor risco de infecção hospitalar. Também confortáveis porque todos os ambientes do hospital serão climatizados.

No Albert Sabin são realizados seis mil consultas e 450 cirurgias por mês. Na emergência, o número de atendimento mensal é de três mil, em média. Apesar de ser  um hospital de atenção terciária, de alta complexidade, ainda recebe pacientes que deveriam ser atendidos na rede de atenção primária (postos de saúde e Programa Saúde da Família) e de atenção secundária (hospitais de média complexidade).