Divulgados 8 novos casos de Influenza. Mais médicos são treinados

17 de julho de 2009 - 17:00

O Ministério da Saúde divulgou resultados de 11 exames de pacientes com suspeita de Influenza A (H1N1) no Ceará. Desse total, oito foram confirmados e três descartados. Dos oito, seis pacientes viajaram ou tiveram contato com pessoas do Chile, Estados Unidos, Argentina e São Paulo. Os outros casos são de duas irmãs, uma funcionária do aeroporto internacional Pinto Martins. Agora aumenta de seis para 14 o número de casos confirmados da doença no Estado. Todos passam bem, sem necessidade de internação hospitalar. Para preparar mais médicos sobre o diagnóstico e tratamento da nova gripe a Secretaria da Saúde do Estado reforça e amplia os treinamentos. Nesta terça-feira, 21, a Secretaria vai realizar, em Sobral, treinamento e técnicos de vigilância epidemiológica dos 24 municípios da 11º Regional de Saúde. O treinamento vai durar o dia todo. Na última quinta-feira, foi realizada capacitação em Fortaleza, com profissionais do hospital infantil Luis de França.

Na próxima quarta-feira, 22, a agenda de atualização dos profissionais em casos de Influenza A (H1N1) continua. Desta vez com profissionais das comissões de controle de infecção hospitalar. No auditório Waldir Arcoverde da Secretaria da Saúde do Estado, Avenida Almirante Barroso, 600, haverá reunião a partir das 16 horas  com representantes das comissões de hospitais públicas e da rede particular. Em todos os treinamentos, os profissionais recebem o Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza (ver na íntegra), que orienta claramente como os profissionais devem fazer o atendimento aos pacientes com suspeita da nova gripe.     

Na mobilização da população para os cuidados com a doença, a Secretaria da Saúde está distribuindo folderes informativos e 200 mil cartazes, repassados pelo Ministério da Saúde, entre os 184 municípios cearenses. “Quanto mais a população estiver bem informada sobre a prevenção, tomando a atitude de lavar sempre as mãos, menores os riscos de contaminação”, lembra Manoel Fonseca, presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza A (H1N1).