Mais de 1.300 próteses já foram distribuídas no HGF em oito mutirões

7 de julho de 2009 - 19:31

Com o objetivo de reintegrar e recuperar a capacidade  de trabalho de pacientes com perda de visão e promover condições de atendimento para colocação de prótese ocular, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realizou de 18 de junho a 3 de julho deste ano o oitavo mutirão de doação de próteses oculares. Foram distribuídas 110  próteses. Andréia Juliana Nogueira e Silva foi uma das beneficiadas. Ela estava noiva e fez questão de só casar-se depois de colocar a prótese. Quem não recebeu a prótese neste mutirão já pode procurar o Programa de Prótese Ocular do HGF para fazer cadastro para um próximo mutirão. 420 novas próteses já estão em processo de licitação. Todas as pessoas  com perda de visão e solicitação médica, independente se da rede pública ou não, podem fazer o cadastro.

O Programa de Prótese Ocular do HGF recebe pacientes da capital, interior e até de outros Estados. É o maior programa de distribuição de próteses oculares do país. O custo de cada prótese para o SUS é de R$ 458,31. Na rede particular, esse custo salta para uma média de R$ 900,00.

Desde 2002, em oito mutirões, o HGF já distribuiu 1378 próteses oculares. A prótese para correção estética fabricada em resina policerâmica pode ser usada em todos os casos quando há perda de visão. Com a prótese, é possibilitado que a pálpebra volte a funcionar, impedindo a deformidade facial, melhorando a auto-imagem e contribuindo para a elevação da auto-estima.

MAIS INFORMAÇÕES:
Serviço Social do HGF – Programa de Prótese Ocular: 3101-3294
Assessoria de Comunicação HGF: 3101-7086