Passageiros são informados sobre cuidados com Influenza A

29 de junho de 2009 - 17:50

Antes do embarque, os passageiros que saírem de Fortaleza pela rodoviária Engenheiro João Thomé, serão  informados sobre os cuidados com a Influenza A (H1N1). Nesta terça, 30, e 1º de julho, mobilizadores sociais e técnicos da Secretaria da Saúde do Estado distribuem folderes informativos, especialmente entre os passageiros com destino aos Estados do Sudeste e Sul do País, onde, no Brasil, estão sendo confirmados o maior número de casos da doença. A mobilização ocorrerá em dois horários. Pela manhã, será das 8 às 12 horas, e no período da noite, das 18 às 20 horas.

Cinco por cento do número de embarque e desembarque diário de passageiros na rodoviária Engenheiro João Thomé são dos Estados do Sul e Sudeste do País. Isso representa 375 passageiros por dia. “Precisamos proteger os locais de grande circulação de pessoas e a melhor forma de proteger é com a informação, a vigilância em saúde”, afirma o presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza A, Manoel Fonseca. Ele lembra dos cuidados básicos e que a maior preocupação é com o movimento de turistas no aeroporto internacional Pinto Martins: lavar bem as mãos com água e sabão, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Outro alerta das autoridades sanitárias: ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca com um lenço, de preferência descartável.

Hoje, 29 de junho, há no Ceará seis pessoas, após visitas a outros países, com sintomas da gripe nova, sendo monitoradas e aguardando resultados de exames enviados ao Evandro Chagas, laboratório que para o Ministério da Saúde é referência para os Estados do Norte e Nordeste.