Curso Brasil-Canadá qualifica atenção primária

26 de junho de 2009 - 18:01

Técnicos e gestores estaduais e municipais de saúde do Ceará ligados às áreas de atenção primária e epidemiologia participam de 1 a 3 de julho do primeiro módulo do Curso de Aperfeiçoamento de Gestão da Atenção Primária à Saúde, com 48 participantes, que será ministrado no Hotel Mareiro, na Avenida Beira Mar, 2380, Meireles. O curso é resultado do intercâmbio entre o Brasil e o Canadá e ensina como realizar gestão de qualidade da atenção primária à saúde.

O Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Atenção Primária à Saúde é uma promoção do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), em parceria com a Universidade de Toronto, no Canadá, e contrapartida de quatro estados do Nordeste brasileiro (Ceará, Alagoas, Piauí e Paraíba). O curso faz parte do Projeto Fortalecimento da Atenção Primária em Saúde no Brasil e no Canadá, com o objetivo de contribuir para a diversificação das relações de colaboração entre os dois países no intuito de promover a igualdade de tratamento e a justiça social no Brasil. A duração do projeto será de dois anos e meio com um total de quatro módulos.

O curso vai se aprofundar na parte conceitual da atenção primária, explorando evidências científicas, avaliação, monitoramento, trabalho em equipe, metodologia e ferramentas de trabalho com famílias, ferramentas para o processo educativo de aprendizagem de adultos e condições sensíveis à atenção primária à saúde. Ao final do projeto, os participantes vão elaborar projeto de intervenção nos municípios e receberão recursos financeiros para execução.