Ceará faz inquérito para erradicação do vírus da pólio

14 de maio de 2009 - 20:02

Representantes do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado estão coordenando, no Ceará, a execução do Levantamento Institucional para a Identificação de Laboratórios com Materiais que Contenham o Poliovírus Selvagem, determinado por Portaria do Ministério da Saúde em 19 de março. A partir do inquérito, o Brasil terá que apresentar à Organização Mundial de Saúde (OMS), até o dia 20 de maio, relatório sobre  a contenção laboratorial do vírus causador da poliomielite, para se habilitar ao Certificado Internacional de Erradicação do Poliovírus.

A Portaria ministerial estabelece a participação de todos os laboratórios nacionais no inquérito. Todos os laboratórios públicos e privados deverão preencher o formulário eletrônico, publicado no endereço www.saude.gov.br/inquerito, mesmo não possuindo material infectante ou potencialmente infectante para o Poliovírus. Enquadram-se na exigência da Portaria todos laboratórios de instituições de controle biológico, pesquisas biomédicas, universidades, coleções de culturas, agências de meio ambiente (água/esgoto), hospitais/clínicas, agências militares (saúde/pesquisa), produtores (biológicos, vacinas, desinfetantes, alimentos, insumos laboratoriais), agências de saúde pública, assim como laboratórios de virologia, bacteriologia, gastroenterologia, patologia, biologia molecular, nutrição, genética, meio ambiente, veterinária e laboratórios médicos.

A erradicação global da poliomielite será realizada dentro dos próximos anos. A única fonte do poliovírus selvagem será nos laboratórios. A OMS definiu ações a serem adotadas pelos países membros das Nações Unidas com o objetivo de prevenir a transmissão do poliovírus dos laboratórios para a população. A primeira etapa para a contenção do poliovírus é o levantamento de todos os laboratórios que podem conter o poliovírus. Os laboratórios participantes do inquérito serão mantidos informados sobre o progresso da erradicação. Aqueles que pretendam manter os seus materiais e continuar trabalhando com eles serão notificados quando tiverem que implementar medidas adicionais de biossegurança, adequadas aos tipos de materiais estocados e de procedimentos empregados.

O Brasil foi certificado como País Livre de Pólio em 1994. O atual inquérito objetiva alertar os laboratórios sobre a iminente erradicação da poliomielite e incentivar a eliminação de todos os materiais desnecessários que contenham ou possam conter o poliovírus. Além de cumprir o objetivo específico de identificação e levantamento das amostras infectantes ou potencialmente infectantes para o poliovírus armazenadas no país, o inquérito propõe à realização de um inédito Cadastro Geral de Laboratórios Nacionais.