Manual atualiza médicos da atenção básica sobre diagnóstico

8 de maio de 2009 - 18:45

Médicos que atuam na atenção básica de saúde no Ceará ganharão um renovado instrumento de trabalho, Na quarta-feira, 13 de maio, a Secretaria da Saúde do Estado lança a nova edição do Manual de Clínica Médica, organizado pelo Comitê de Clínica Médica da Sesa. O Manual orienta sobre o diagnóstico e tratamento das doenças e síndromes mais comuns. O lançamento será às 14 horas, no auditório do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), na Rua Ávila Goulart, 900, Papicu, com apresentação do Secretário da Saúde do Estado, João Ananias.

A primeira edição do Manual de Condutas em Clínica Médica apresentava o levantamento das doenças que mais internam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. A nova edição, atualizada, aborda, além das doenças prevalentes no Estado, as urgências médicas, as síndromes, como falta de ar, tonturas e diarréias, orientando sobre a investigação de sintomas, a definição do diagnóstico e o tratamento indicado.

Como novidade da nova edição, o Manual apresenta noções sobre as doenças infecto-hospitalares e ainda a organização do sistema de saúde. “Trata-se de uma ferramenta de uso extremamente prático”, como destaca o médico Iran Rabelo, do Comitê de Clínica Médica da Secretaria da Saúde do Estado. Segundo ele, o Manual não teoriza, não define as doenças. “Ém um livro prático, diz como diagnostica e como trata. É um livro de consulta permanente do profissional”, informa Iran Rabelo.