Hospital de Messejana comemora 76 anos de cuidados com o coração e pulmão

7 de maio de 2009 - 13:05

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Albert Studart Gomes comemora nesta sexta-feira, 8, a partir das 9 horas,  76 anos de história. Durante esse tempo, o hospital se consolidou, no país, como um dos mais importantes centros de assistência aos doentes cardíacos e pulmonares. Investiu no desenvolvimento tecnológico e científico e hoje realiza procedimentos de alta tecnologia, como o transplante de coração e a implantação do “coração artificial”.  Tornou-se Centro de Ensino e Pesquisa, reconhecido pelos Ministérios da Educação e Saúde e se consagra como um grande campo de ensino de profissionais das mais diversas áreas. Comemora o sucesso do Programa de Controle do Tabagismo, que já ajudou centenas de fumantes a parar de fumar, com resultados compatíveis a países de primeiro mundo. No HM, como é conhecido, se destaca ainda o Programa de Atendimento Domiciliar, que hoje acompanha mais de 100 pacientes em casa.

Na solenidade de comemoração dos 76 anos será feita uma retrospectiva histórica do hospital, com homenagens a servidores e personalidade que participaram da história da instituição. O jornalista Demócrito Dummar, do grupo O Povo de Comunicação,  receberá homenagem póstuma. A banda do Corpo de Bombeiros e o Coral ‘A Voz do Coração’ também marcarão presença no evento.
 
O Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes é uma unidade terciária da Secretaria da Saúde do Estado, especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares. Oferece à população todos os procedimentos de alta complexidade nestas áreas, destacando-se no transplante cardíaco de adultos e crianças. Atende pacientes dos 184 municípios do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país.