Serviços orientam sobre os cuidados com a hipertensão

22 de abril de 2009 - 17:08

 
26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Para alertar os milhares de consumidores e trabalhadores que vão ao centro de Fortaleza no sábado, 25, sobre os cuidados com a doença, a Secretaria da Saúde do Estado, o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), a Secretaria da Saúde de Fortaleza e a Sociedade Brasileira de Cardiologia no Ceará promovem ações e atividades na Praça do Ferreira, das 8 às 14 horas. Além da medição de pressão arterial, serão realizados teste de glicemia, verificação de peso e orientações sobre alimentação saudável.

Hipertensão arterial ou pressão alta ocorre quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte. A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial está maior ou igual a 14 por 9. Se não tratada, a pressão alta pode provocar derrames cerebrais, doenças do coração, como o infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira. 

As pessoas com excesso de peso, que não têm alimentação saudável, ingerem muito sal, não fazem atividades físicas, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticas ou têm familiares hipertensos correm maior risco de serem hipertensas. A maioria das pessoas com hipertensão não apresenta nenhum sintoma no início da doença. Por isso, é chamada de doença silenciosa. A única forma de saber se a pressão está alta é verificando regularmente, com aparelhos calibrados e profissionais preparados. Os principais sintomas do aumento de pressão arterial são: dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz. Hipertensão arterial não tem cura. Tem controle, com acompanhamento médico, mudanças de hábitos alimentares, realização de exercícios físicos.