Curso prepara profissionais para estimular doações de órgãos em Sobral

15 de abril de 2009 - 18:43

A Secretaria da Saúde do Estado realiza na sexta-feira e sábado, dias 17 e 18 de abril, o Curso de Formação de Coordenadores Hospitalares de Transplantes em Sobral, no auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC). O curso vai possibilitar a criação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. A comissão, que faz a entrevista familiar para a doação, é responsável pela identificação e manutenção de potenciais doadores. Essa comissão agiliza o processo de doação e transplante.

A legislação determina que todo hospital, público ou privado, com mais de 80 leitos deve instituir a CIHDOTT. No Ceará foram instituídas e estão em funcionamento 17 comissões, sendo uma na Casa de Saúde Joaquim Bezerra de Farias, no Crato, e as demais em hospitais de grande porte de Fortaleza. Levantamento da Central de Transplantes da Secretaria da Saúde identificou 30 hospitais com mais de 80 leitos e capacidade técnica, como manter UTI e neurologista, para a implantação de CIHDOTT se tornarem doadores. Esses hospitais se localizam em Fortaleza e Região Metropolitana, em Sobral e no Cariri.

Com a criação da CIHDOTT da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, ainda restam 22 hospitais com capacidade de instituir as comissões. Essa é a meta da Central de Transplantes. Para tanto, já está programado um novo curso de formação de coordenadores de transplantes para o mês de junho, no Cariri, região que fez 12 doações de órgãos e tecidos em 2008.

As doações e transplantes de órgãos e tecidos têm crescido ano a ano no Ceará. De 2006 para 2007, o número de transplantes aumentou de 446 para 618 (aumento de 38,5%), passando a 739 em 2008, ou 19,5% a mais que no ano anterior. Nos primeiros três meses de 2009, o número de transplantes já 27,2% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. De janeiro a março deste ano foram realizados 173 transplantes, enquanto que em 2008, no mesmo período, foram 136 procedimentos. Este ano, até março, foram realizados 104 transplantes de córnea, 48 de rim, 17 de fígado e 8 de coração.