Além do CEO Regional, população do maciço de Baturité ganha policlínica

15 de abril de 2009 - 12:45

O Governador Cid Gomes e o Secretário da Saúde, João Ananias, assinam amanhã, 17, às 9 horas, a ordem de serviço da policlínica de Baturité. Lá o Governo do Estado já iniciou a construção do Centro de Especialidades Odontológicas Regional. Para aumentar a oferta de exames no Interior do Estado, com ambulatórios especializados em diferentes áreas, o Governo do Estado iniciou hoje, 16, a construção das policlínicas. Já começou com três unidades. Nesta quinta-feira, foi assinada a ordem de serviço da policlínica de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza. No dia 24 será a vez da policlínica de Russas. Em todas, os recursos são 100% do Tesouro do Estado. Além dessas três, está definida a construção de mais 18 policlínicas no Programa de Expansão e Melhoria da Assistência no Estado do Ceará, que inclui também 16 Centros de Especialidades Odontológicas, com cinco já em construção, e dois hospitais regionais, um no Cariri e outro na região Norte. No Cariri, as obras estão em ritmo acelerado.

Nas novas policlínicas, a população do Interior terá acesso a exames e serviços que atualmente, na rede pública, são realizados somente na Capital. É o caso do ecocardiograma, ofertados hoje por três hospitais estaduais, localizados na Capital – Hospital Geral de Fortaleza, Hospital de Messejana e Hospital Geral César Cals. “Com esse serviço queremos acabar com a fila de espera pelo ecocardiograma, sem ser necessário o paciente sair da região onde mora”, afirma o Secretário da Saúde, João Ananias. Só para se ter uma idéia da importância desse serviço, o Secretário lembra que hoje há 253 pacientes na fila, aguardando a realização de ecocardioagrama. Outros serviços importantes oferecidos pelas policlínicas: eletrocardiograma, endoscopia digestiva e respiratória, ultrassonografia, raio x. Com o objetivo de prevenir e controlar o câncer, nas novas unidades também serão feitos exames de mamografia. Somando mamografias e os diversos tipos de exames, cada policlínica fará 3344 exames por mês.

A previsão é de que cada policlínica, com 92 profissionais, realize 3696 consultas mensais. Os ambulatórios especializados  incluem oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica médica, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia. Nas policlínicas os pacientes com diabete terão sala do pé diabético. Haverá  ainda sala de curativos,  sala de gesso, sala de coleta de exames e cinco leitos de observação.

Veja abaixo mais informações sobre as policlínicas de Pacajus, Baturité e Russas:

PACAJUS
Valor da obra – R$2.771.652,38
Construtora – Tecnocon
Endereço – Av. Doca Nogueira, s/n, Cruz das Almas.

BATURITÉ
Valor da obra – R$ 2.946.134,12
Construtora – Ampengenharia Ltda
Endereço – Rua Coronel Pedro Castelo, s/n, Centro.

RUSSAS
Valor da obra – R$ 3.212.524,45
Construtora – Construtora e Imobiliária JMV Ltda
Endereço – Rua Felipe Santiago, s/n.