Horário de visita no Hospital César Cals agora vai até às 7 horas da noite

13 de março de 2009 - 18:09

A rotina de visitas do Hospital Geral César Cals, unidade da rede estadual de saúde, muda a partir desta segunda-feira, 16. Familiares terão mais tempo para visitar os pacientes internados. O novo horário vai das 11 horas até às 19 horas.  Bem mais tempo do que o sistema atual, com apenas duas horas por dia. A inovação, chamada de “visita aberta” faz  parte da Política Nacional de Humanização. 

A visita aberta oferece aos pacientes do Hospital César Cals uma nova realidade e oportunidade de reforçar o elo com a família e amigos, possibilitando a inserção social do paciente durante todo o período de internação. O processo é bem simples. Depois de passar pela recepção do hospital, o visitante se desloca à enfermaria para visitar o paciente, onde pode permanecer por vinte minutos. O visitante pode ir sozinho ou acompanhado de outra pessoa. Em cada enfermaria, podem  ficar até seis visitantes. Nas unidades fechadas, como as salas de parto, o visitante terá acesso conforme orientação das equipes médica, enfermagem e serviço social, que ficarão responsáveis de verificar a possibilidade de visitas nessas unidades.

Segundo Valdy Ferreira de Menezes, diretor geral do HGCC, a visita aberta integra um dos princípios do hospital, que é a humanização: “a visita facilita o contato do paciente com os familiares. Cientificamente, está provado que a relação entre visitante e paciente colabora com o tratamento”.  Ele afirma que os familiares, que muitas vezes precisavam faltar ao trabalho para fazer a visita fixada em apenas duas horas ou visitavam somente nos finais de semana, agora têm mais opções de horários.

A visita promove bons resultados na recuperação dos pacientes. De acordo com o Ministério da Saúde, a visita e o acompanhante são parceiros do tratamento, reduzindo a ansiedade e provocando confiança.  Com a visita e a presença do familiar há uma melhora no emocional e no estado físico e orgânico dos pacientes”, comenta Lucifátima Maciel de Carvalho, psicóloga clínica do César Cals.

MAIS INFORMAÇÕES
Assessoria de Comunicação do HGCC
3101 5422 / Celular: 8828 7463