Sesa prepara profissionais da atenção básica para promover saúde dos jovens

2 de março de 2009 - 19:16

A Secretaria da Saúde do Estado realiza a partir de amanhã, 4, e até o próximo dia 6 de março, em Camocim, a Oficina de Políticas de Atenção Primária de Adolescentes e Jovens do Ceará, que reunirá coordenadores do Programa Saúde da Família (PSF), profissionais de saúde e técnicos das regionais de Saúde de Camocim e Tianguá. A mesma oficina será levada a todas as regionais de saúde até julho, com o objetivo de avaliar a assistência prestada aos adolescentes e jovens nos serviços de atenção primária, atualizar os conhecimentos dos profissionais de saúde na abordagem integral da saúde dos jovens e organizar o atendimento nas unidades primárias de saúde.

Paralelamente será realizado, também em Camocim, no Hotel Ilha, a Oficina de Monitoramento do Projeto Espaço Jovem, com a participação de adolescentes e jovens participantes do Projeto, profissionais de saúde, educação e ação social dos municípios de Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara, Camocim, Barroquinha e Chaval. O objetivo da oficina é fortalecer e revitalizar os Centros de Ação Jovem (CAJ), espaços cedidos pelos municípios para o desenvolvimento de atividades com adolescentes e jovens. O Projeto Espaço Jovem foi implantado pela Secretaria da Saúde, em parcerias com as secretarias da Educação e de Ação Social, contando hoje com 42 núcleos em 39 municípios, quatro deles em Fortaleza.

No Ceará, 23% da população é formada de adolescentes e jovens entre 10 e 19 anos, que somam 1,6 milhão de pessoas. A organização dos serviços tem como objetivo principal garantir o acesso de desse público a ações de promoção à saúde, prevenção, atenção a agravos e doenças, bem como reabilitação, respeitando os princípios organizativos e operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Por orientação do Ministério da Saúde, para a organização dos serviços devem ser levados em consideração a disponibilidade, a formação e a educação permanente dos recursos humanos, a estrutura física, os equipamentos, os insumos e o sistema de informação, adequando-os ao grau de complexidade da atenção a ser prestada.

O Ministério da Saúde considera fundamental que se viabilize para todos os adolescentes e jovens o acesso às seguintes ações: acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento, orientação nutricional, imunizações, atividades educativas, identificação e tratamento de agravos e doenças prevalentes. Por essa razão, tornam-se indispensáveis a organização da demanda e a identificação dos grupos vulneráveis e em situação especial de agravo.