130 municípios cearenses já aderiram ao Programa Olhar Brasil

27 de fevereiro de 2009 - 17:19

Portaria do Ministério da Saúde, com data de 18 de fevereiro de 2009, homologou projetos de 13 municípios cearenses que aderiram ao Programa Olhar Brasil. A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), colegiado que reúne gestores da Secretaria da Saúde do Estado e das secretarias municipais de saúde, já aprovou 71 projetos do Ceará, incluindo os 13 homologados. Até agora, 130 municípios aderiram ao Programa do Governo Federal que até 2010 financiará consultas e óculos para estudantes do ensino fundamental e participantes do Programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação, além de idosos a partir de 60 anos.

O Programa Olhar Brasil objetiva contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem a partir da prevenção, identificação e correção dos problemas visuais em educandos. Também é objetivo do programa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população acima dos 60 anos. Segundo estimativas da Secretaria da Saúde do Estado, 30% dos estudantes têm problemas oftalmológicos e, destes, 50% precisam de óculos. Entre os idosos, 90% têm necessidade de usar óculos.

A Secretaria da Saúde orienta a elaboração dos projetos pelos municípios e trabalha na formação de uma rede de atenção oftalmológica no Estado. A rede será ser referência no atendimento especializado em oftalmologia. Até agora, a rede tem registradas 50 unidades em todos o Estado, sendo 18 de alta complexidade, 31 de média complexidade, além do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Em Fortaleza são 20 unidades – nove de alta complexidade e 11 de média complexidade.